Comissionamento parcelado

03/01/2020 / FONTE: Debate Seguro


Nome MARCIO JORDAN
E-Mail comercial@etikoscorretora.com.br
Empresa ETIKOS CORRETORA DE SEGUROS
Cidade / UF RIO DE JANEIRO / RJ
Telefone
Assunto
COMISSIONAMENTO PARCELADO.

Não sei quantos colegas se deram conta na profunda e silenciosa mudança em relação ao pagamento de nossos comissionamentos.
De repente, me dei conta que, por algum motivo, mês ou outro, meus ganhos não cobriam minhas despesas pessoais e da corretora. Achei estranho pois as alterações na base de clientes e renovações estava dentro da normalidade: perdia-se uma ou outra renovação e ganhava-se um ou outro cliente novo.

Caiu a ficha… por motivos óbvios de mercado diante da crise e do avanço das cooperativas de proteção, as seguradoras começaram a facilitar o pagamento sem juros que, por padrão, era de até 4 parcelas. Encontraram através desse meio um forma de reter seus segurados oferecendo tais facilidades. Mas…. esqueceram de combinar com o terceiro tripé desse negócio chamado seguro, O CORRETOR.

O que vi foi que minhas comissões foram diluídas em parcelas seja, por esgotamento ou até mesmo parceladas. Aquele valor que se recebia antecipadamente a vista, diluiu-se e, 2 ou 3 parcelas. Minhas contas continuam sendo pagas de uma só vez… sem qualquer facilidade. Penso que isso atingiu diretamente o pequeno e médio corretor. Em conversa recente com o e dono de uma assessoria, ele me alertou que isso, certamente, atingiu também as grandes corretoras, pela grande despesa que elas detém.

Existem 3 formas de pagamento de comissões:
antecipada a vista – quando o valor da entrada cobre o custo da comissão solicitada.
esgotamento – pagamento adiantado e parcelado até o limite do valor da parcela paga
parcelada – pagamento dividido pelo número de parcelas que o segurado contratou

Compreendo as necessidades do mercado e nunca fui contra mudanças.O que peço aos meus colegas, em nome de nossa categoria, dignidade e sobrevivência é que passem a prestar muita atenção na forma de pagamento de cada Cia.
Consideremos uma Cia que parcela em 10 vezes sem juros e paga a comissão por esgotamento, uma tentativa de minimizar as dificuldades do corretor.

O que peço para notarem é que há Cias com procedimentos incompreensíveis!!! Por exemplo, parcelam em 6 vezes sem juros com cobrança cheia no cartão de crédito do segurado, recebem da administradora do cartão A VISTA e PARCELAM A COMISSÃO DO CORRETOR EM 6 VEZES. Alguém pode achar isso justo? Devemos continuar prestigiando uma seguradora que trata seu corretor assim? Vamos buscar opções no mercado de Cias que se preocupam com a saúde financeira de seus parceiros??

Gostaria imensamente de ver publicada essa demanda! É de suma importância a categoria. Obrigado!!

CQCS Responde:

Prezado Marcio, publicamos sua demanda para que outros colegas possam entender.

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:

1 comentário

    PAULO SERGIO AZEVEDO DOS SANTOS

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    Paulo Dias

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

      Marcio Jordan

      Você precisa estar logado para ler o comentário.