Comissão mínima – O debate esquenta! Parece que a maioria da categoria acredita que 25% é a comissão adequada! O que você acha? Participe enviando a sua opinião!

20/11/2003 / FONTE: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros


Nome….: Paulo César Pinheiro
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Autônomo
Cidade..: Itapema
Estado..: SC
Assunto.: Enquanto a classe não for unida, todos pintam e bordam. Em uma mesma cidade, 2 corretores apresentam proposta dé uma mesma Cia, as condições são muito diferentes e que poderiamos dizer concorrencia predatoria para sempre o outro que não tem condição diferenciada. Se as Cias estabelecem percentual(mínimo e máximo), qual a razão para não conceder descontos/condições iguais? O principio da Igualdade só vale para uma situação?
Não sei o objetivo dessa medida, mas intendo que não é para favorecer o Corretor. Se um Corretor estiver iniciando atividades agora, por melhor que seja seu desempenho, por melhor que seja seu poder de convencimento, quando chegar no item valor do prêmio, ele perdeu o negócio, pois não tem preço.
Devemos lutar por condições iguais, por ética e por remuneração justa. Qual a remuneração para atendimento de seguro residencial(prêmio de R$ 150,00), se o cliente faz, no perído, 04 pedidos de informações sobre procedimentos diversos sobre a apólice e em cada ligação demora 20 minutos. Qual foi seu custo operacional(quanto ele ganhou para atende-lo no período) e qual o seu lucro. Nós não sabemos, mas as Cias. sabem todos seus custos, pois tem estrutura, condições e são mais unidas que os corretores.
Tão importante quanto discutir comissão, é discutir igualdade de condições dentro de uma mesma praça. Mas é importante um percentual mínimo, pois se existe o máximo!

Nome….: LUCIANE ALVES
E-mail..: [email protected]
Empresa.: JM ALVES ADM E COR DE SEGS LTDA
Cidade..: SAO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: Concordo plenamento com o colega Nestor. Se essas pessoas que se dizem corretores aceitam em trabalhar com 5% é porque não têm o mínimo de profissionalismo, não se preocupam com a estrutura que é necessário ter para atender a um segurado dignamente. Acho que não podem nem mesmo ser considerados como vendedores. Devem ser considerados como mendigos, que fazem as coisas de qualquer jeito por uma moeda. A gente! Pelo amor de Deus! Tá na hora da nossa classe se unir contra esses parasitas nogentos que acabam competindo com quem é profissional. Esses caras não têm a menor formação, muitos não sabem nem falar, usam roupas amassadas, têm o cabelo encebado e saem com a pastinha na mão oferecendo seguro para nossos clientes. As cias não deveriam permitir a emissão de nenhum documento com desconto de comissão inferior a 10%. Com toda a certeza, se esses mortos de fome oferecerem um preço com desconto de comissão maior que 10, teriam que pagar a diferença do bolso. E, é claro que não teriam esse dinheiro. Esses mendigos! Eu proponho que nossa classe se una para pressionar as seguradas a tomar providências. Podem ter certeza que corretores mesmo, existem poucos. Mas acredito que se nos unirmos, alguma coisa temos que conseguir. Conto com a ajuda e me disponho a organizar qualquer coisa para atingir nosso objetivo

Nome….: ANTONIO RIBEIRO DE CARVALHO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: COGETRA COR. E ADM. DE SEGUROS LTDA. S/C
Cidade..: BRAGANÇA PAULISTA
Estado..: SP
Assunto.: A COMISSÃO JAMAIS DEVERIA SER INFERIOR AO VALOR DE 25%, POIS PARA O CORRETOR QUE REALMENTE ATENDE OS SEUS CLIENTES QUANDO DOS FATOS OCORRIDOS E DÁ A ATENÇÃO NECESSARIA QUE MUITOS CASOS REQUEREM, POUCO SOBRA DE RENDIMENTO NO FINAL DO MÊS, AGORA O QUE REALMENTE DEVERIA OCORRER É A PROIBIÇÃO DA SEGURADORA EM PERMITIR DESCONTOS DO COMISSIONAMENTO FEITO POR CORRETORES INESCRUPULOSOS CASOS QUE CHEGAM A ATÉ 24% E AÍ PERGUNTAMOS COMO ESSES SUPOSTOS CORRETORES PODEM SOBREVIVER DE APENAS 1%. NÃO SOMOS CONTRARIO AOS DESCONTOS, MAS QUE ESTES DESCONTOS SAIAM DIRETAMENTE DO BOLSO DO CORRETOR APOS O MESMO TER PAGO TODOS OS SEUS IMPOSTOS.

Nome….: Claudio Wicher
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Alta Classe Corretora de Seguros Ltda.
Cidade..: Ribeirão Preto
Estado..: SP
Assunto.: Gostaria de lembrar os colegas que a idéia de comissão referencial é basicamente FAZER UM ACORDO COM AS SEGURADORAS PARA QUE ELAS “TRAVEM” A EMISSÃO COM UM PERCENTUAL X DE COMISSÃO, evitando assim a concorrência predatória. Isso estabelecerá um mínimo de comissão, não impedindo que ninguém trabalhe com 20 ou 25%. Isso vai depender do seu acordo comercial e da forma de trabalho de cada um.
Abraços.

Nome….: HERBERT PASCHOAL DO NASCIMENTO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: ESTAÇÃO CORR DE SEGUROS
Cidade..: SAO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: MUITO SE FALA DA COMISSÃO MÍNIMA MAS POUCO SE FAZ A RESPEITO. ACHO QUE UMA CLASSE COMO A NOSSA, QUE DETEM EM MÉDIA 70% OU MAIS A PRODUÇÃO DAS SEGURADORAS, TEMOS TODO PODER DE “EXIGIR” E NÃO PEDIR DAS MESMAS UMA COMISSÃO MÍNIMA. CABE AO SINCOR, COM MAIS RIGOR, ORGANIZAR JUNTO À NÓS ASSOCIADOS UMA INTIMAÇÃO ÀS SEGURADORAS. AQUELAS QUE NÃO ACEITAREM EM CONJUNTO DEIXAREMOS DE OPERAR COM AS MESMAS, AÍ QUERO VER SE ESTAS CIAS. SOBREVIVERÃO REALMENTE SEM O CORRETOR. SUGIRO 15% MÍNIMO, POIS DEVE HAVER UMA MARGEM DE NEGOCIAÇÃO ENTRE O CORRETOR E O CLIENTE. ACHO QUE ABAIXO DE 15% O CORRETOR PASSA A OPERAR COM PREJUÍZO.

Nome….: Edinaldo Junior
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Autonomo
Cidade..: João Pessoa
Estado..: PB
Assunto.: Parabens Sra. Cristiane O. Regina – STUDEBADKER, sua explanação servirá de base para reflexão dos que não conseguem enxergar que nossas despesas não se resumem apenas ao combustivel e telefone celular. Precisamos nos valorizar e impor respeito da sociedade como muitas classes já conseguiram, não precisamos ficar nos degladiando e minguando 5% de remuneração. Precisamos investir muito em conhecimento, tecnologia, informação , para tanto precisamos de uma remuneração justa, pois, caso contrario, estaremos em breve procurando um outro meio de sustento de nossas vidas.
Um cordial abraço

Nome….: Leila Araújo
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Torre Forte A.C.C.T.S. Ltda.
Cidade..: Rio de Janeiro
Estado..: RJ
Assunto.: REMUNERAÇÃO DO CORRETOR DE SEGUROS (Amigo/Confidente/Advogado/Psicólogo/Terapeuta/Consultor sentimental/Economista, dentre outras…) e agora também assumindo muito das custas na emissão das apólices junto às Seguradoras, Internet, funcionário com conhecimento de informática, Papel p/emissão dos cálculos, propostas, extratos de comissões, avisos de sinistros…, Equipamento de informática, Profissionais para a Manutenção dos equipamentos, Cartucho para Impressora, Sistema de Gerenciamento da Corretora, Aluguel, Condomínio, Luz, Telefone convencional e celular, Fax, … Ufa!!!
SERÁ QUE TUDO ISSO E MAIS ALGUMA COISA QUE ESQUECI NÃO VALE 25% DE COMISSÃO ???!!!
Quem tem que fazer o preço do Seguro é a Seguradora e não o Corretor de Seguros!!!
Parabéns meus Colegas Cessar Blauth, Edson Sanches, Cristiane O. Regina!!!

Nome….: JORGE SANTORO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: PORTOMAIOR CORRETORA DE SEGUROS
Cidade..: GUARAPARI
Estado..: ES
Assunto.: EM RELAÇÃO AO COMISSIONAMENTO PARA O CORRETOR DE SEGUROS, É DE MINHA OPINIÃO QUE SEJA DE 25%.
TEMOS É QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, E, DE UMA VÊZ POR TODAS, FAZER VALER NOSSA PROFISSÃO!
DE NADA ADIANTA FICARMOS RECLAMANDO DISSO OU DAQUILO, DAR OPINIÕES SOBRE ISSO OU AQUILO, ENQUANTO OS QUE SE IMAGINAM “DONOS DA BOLA” FICAM RINDO.
TEMOS QUE CRIAR UMA COOPERATIVA!!!!!
SOMENTE ASSIM TEREMOS VOZ DE MANDO E SEREMOS RESPEITADOS!!!
COM A CRIAÇÃO DESSE TIPO DE INSTITUIÇÃO, NOS FORTALECEREMOS COM A NOSSA UNIÃO E, COM CERTEZA, A NOSSA VOZ SERÁ LEVADA PELOS QUATRO VENTOS E OUVIDA POR QUEM DE DIREITO. E SABEM PORQUE? PORQUE UNIDOS SEREMOS FORTES E FORTES SEREMOS OUVIDOS E OUVIDOS TEREMOS NOSSOS DIREITOS E ANSEIOS ATENDIDOS!
É ISSO AÍ, GENTE!
VAMOS PARTIR PARA A CRIAÇÃO DE UMA COOPERATIVA, POIS ESSE SERÁ O NOSSO GRANDE TRUNFO. A NOSSA GRANDE ARMA!
TEMOS QUE SER RESPEITADOS COMO PESSOAS E COMO PROFISSIONAIS DESSE SEGMENTO DE MERCADO TÃO BONITO.
REPEITEM O CORRETOR DE SEGUROS!!!!!

Nome….: ROSVALDO DE CARVALHO CARMO JUNIOR
E-mail..: [email protected]
Empresa.: autônomo
Cidade..: SALVADOR
Estado..: BA
Assunto.: Em primeiro lugar parabéns ao CQCS pela discussão a respeito da referência nas comissões. O comentário mais lúcido e embasado foi o da Cristiane O. Regina de SP concordo plenamente, comissão de 25% e o diferencial será o trabalho do corretor ou seja o atendimento, o diferencial financeiro seria por conta da seguradora unido aos serviços complementares. só falta sair do papel e virar lei.
OS CORRETORES ESTÃO SE DEGLADIANDO E AS SEGURADORAS APLAUDINDO. SOMOS BURROS??UNIÃO JÁ

Nome….: RICARDO FEICHAS FIORENTINI
E-mail..: [email protected]
Empresa.: RICARDO FIORENTINI COR SEG PREST SERV LTDA
Cidade..: BH
Estado..: MG
Assunto.: COMISSÃO MÍNIMA
MEU PARECER É QUE DEVE SER NO RAMO AUTO DE 25%.FRUTO DO NOSSO TRABALHO DE INTERMEDIAÇÃO, O CORRETOR HOJE, MAIS QUE NUNCA, É UM CONSULTOR E TEM QUE CONDUZIR O SEGURO EM TODAS AS SUAS ETAPAS. SE ANDARMOS NA LINHA DA REDUÇÃO, TEREMOS QUE DETERMINAR TAMBÉM PARA TODAS AS OUTRAS PROFISSÔES O LIMITE MÍNIMO, ONDE ESTAREMOS NOS EQUIPARANDO A ANTI-PROFISSIONAIS QUE SE INFILTRAM NAS OPORTUNIDADES, VISTO A FALTA DE EMPREGO. EXEMPLO DISTO SÃO OS MARGINAIS QUE AFASTADOS PELOS TRAFICANTES AGORAM ROUBAM BUJÕES …

Nome….: Alessander Coelho Pinto
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Portal do Pantanal Cor e Adm de Seg Ltda
Cidade..: Campo Grande
Estado..: MS
Assunto.: Quem trabalha com menos do que 15 % de comissão em seus negócios não consegue dar um atendimento de qualidade aos seus clientes em nenhum lugar do Brasil, muito menos quando se fala em consultoria onde se tem um profissional com muito conhecimento sobre sua área de atuação, que teve que estudar muito e continuar se aperfeiçoando para nunca ficar defasado.

Nome….: Juventino F. Borges
E-mail..: [email protected]
Empresa.: AETMA
Cidade..: São Caetano do Sul
Estado..: SP
Assunto.: Esta discussão sobre comissão mínima é tudo o que as Seguradoras desejavam. Toda negociação de custo com elas começa com a observação de a comissão é alta e portanto vamos abaixar a parte do Corretor(?)
Agora começamos nós a discutir sobre comissão.Os exemplos são muitos mas podemos citar remuneração de médicos credenciados a seguros saúde. No início, as Seguradoras e convênios iam atrás dos médicos remunerando-os de maneira digna e correta. Com o passar dos anos, restringiu-se fortemente a remuneração a ponto de uma consulta com um especialista (21 anos de estudo) ser paga de R$8,00 a R$ 29,70.
Quantas consultas um profissional precisa fazer para obter um valor condigno com o investimento de anos de estudo mais infraestrutura, etc..
Estamos exatamente neste ponto.
A comissão é a remuneração do investimento do corretor e não um prêmio dado por bom comportamento.
Ao fazermos esta discussão percebam que ninguem fala em AUMENTAR os percentuais.
Não lhes causa estranheza??
Daqui alguns anos estaremos sendo conduzidos de novo a discutir nossa remuneração de 5% para 3%.
Parem com isso!!!!

Nome….: Cristiane O. Regina
E-mail..: [email protected]
Empresa.: studebaker
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: Apenas reafirmo minha total concordância com opniões como as dos colegas Cesar e Edson !
E acrescento : Na minha opnião, os corretores devem se valer apenas de seu profissionalismo, atenção, carisma (que seja) na busca pela efetivação de um novo contrato – e que cada cliente feche com quem mais se afinizar !
Abrir 10% de desconto, é uma atitude “auto-punitiva”, fruto de crenças tacanhas, advindas de uma irrefletida “síndrome de bonzinho” – em geral, aliada ao sentimento de culpa pela sua prosperidade.
Afinal, como eu já disse antes, nenhum cliente deixa de fazer o seguro porque “LHE FALTA” por exemplo, R$ 20,00 por mês em cada uma de quatro parcelas… NENHUM !
Portanto, trata-se apenas de “regatear” – e o que dá fechamento ao seguro num determinado preço, não é o valor em si, mas A FIRMEZA DO CORRETOR QUANDO DIZ QUE NÃO PODE BAIXAR MAIS NADA NO PREÇO – e essa firmeza pode E DEVE ser colocada bem antes de se chegar nos 10%.
Continuo achando que alguns corretores não fazem contas…
Não é possível estar em dia com as contas e impostos e ainda manter saudavelmente uma família (ou a si mesmo), trabalhando com margem de 15%. Eu suponho que muitos corretores que trabalham com essa margem, estão apenas “administrando” dívidas; usando limite de cheque especial, pagando juros e talvez pior : sonegando impostos.
Gente, isso é muito perigoso !! Levar uma empresa dessa forma, é correr o risco de um dia ver o seu trabalho, tonar-se o pesadelo de sua vida !

Nome….: Daniel Fraga
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Dancor Seguros
Cidade..: Rio de Janeiro
Estado..: RJ
DDD…..: 21
Telefone: 25447214
Assunto.: Comissão Mínima.
Creio que ao invés de querermos regionalizar as comissões, visto que em meu entender irá gerar dificuldades de negociação junto às seguradoras, ou melhor, elas poderão utilizar o fato da regionalização como argumento de mais trabalho e quererem dificultar as coisas. Sugiro que trabalhemos com uma comissão mínima por ramo em todo o Brasil.
Nos casos de automóvel, poderíamos trabalhar com 15%, nos riscos patrimoniais com 20% e nos outros ramos específicos e que ainda dependem de resseguro avulso, que se trabalhe com o percentual de comissão aplicado na velha tarifa, ou seja, casco marítimo 6%, aeronáuticos 6% e etc.
Se padronizarmos as comissões por ramo em todas as seguradoras e em todo o Brasil, não criaremos dificuldades operacionais para as seguradoras.
Temos que tentar estabelecer um mínimo de comissão em cada ramo independente da região da venda do seguro.
É preciso sensibilizar os SINCOR’s a FENACOR, para que este nosso pedido seja levado a SUSEP, ao IRB e a FENASEG. Se continuarmos a nos comunicar e se os nossos amigos de outros estados também derem as suas opiniões, logo seremos ouvidos pelos órgãos que possuem o poder de atender as nossas reivindicações.
Espero ter contribuído e peço a todos que participem. Lembre-se que é importante pensar em nosso amanhã e para que isto aconteça, PRECISAMOS ESTAR UNIDOS HOJE!!!
Daniel Fraga

Nome….: JOSE APARECIDO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: MULTH BRASIL CORR SEGS LTDA
Cidade..: RIBEIRÃO PRETO
Estado..: SP
Assunto.: AMIGOS, JÁ ESTAMOS NA RETA FINAL, AGORA SÓ DEPENDE DAS CIAS AJUSTAR OS PROGRAMAS; NA CARTEIRA DE AUTOMOVEL, NÃO PASSA SEGURO COM COMISSÃO INFERIOR A 15% E PONTO FINAL.

Nome….: JOAO FELIPE REIS SILVA
E-mail..: [email protected]
Empresa.: JRG ADM COR DE SEGUROS LTDA
Cidade..: SAO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: CONCORDO COM O COLEGA DE NOVO HAMBURGO/RS, NECESSITAMOS TER UMA COMISSÃO EQUIPARADA A RESPONSABILIDADE QUE ASSUMIMOS COM RELAÇAO A CUIDAR/ZELAR DO SEGURADO BEM COMO DA SEGURADORA, ORA, TRABALHAMOS PARA OS DOIS, DEFENDEMOS OS DOIS 365 DIAS NO ANO, OU SEJA, QUANDO REALIZAMOS UM FECHAMENTO, ESTAMOS ALI NÃO SÓ REALIZANDO UM CONTRATO, COMO TAMBEM NOS COMPROMETENDO EM ESTAR DISPONIVEL DURANTE SUA VIGÊNCIA, CONCORDO COM UMA COMISSÃO DE 25% E EM CASO DE CONCORRÊNCIA VENCE O QUE PRESTAR O MELHOR SERVIÇO. AFINAL SOMOS CORRETORES, EM PAISES DESENVOLVIDOS ESSA É UMA PROFISSÃO BASTANTE RESPEITADA SABE-SE LÁ O QUANTO NÃO LUTARAM PARA TEREM SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES NÃO NOS FALTAM, PRECISAMOS NOS DAR O RESPEITO POIS NÃO SOMOS MEROS VENDEDORES DE APÓLICE EU PELO MENOS NÃO ME CONSIDERO…………

Nome….: Ronaldo Soares Rodrigues
E-mail..: [email protected]
Empresa.: PF
Cidade..: Novo Hamburgo
Estado..: RS
Assunto.: O corretor que disser que 5% de é o suficiente, é pura falcatrua, porem pura falcatrua mesmo é a FENACOR fazer cursos e provas todos os anos para corretores de seguros e o correto seria de 5 em 5 anos, para evitar esse inchaço de mortos de fome no mercado segurador que trabalham com 5% de comissão somente.

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: