Debate Seguro | 11 de agosto de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguro

Colegas respondem a vários questionamentos!, Sinistro deve ser pago pelo valor de compra ou de venda?, Onde segurar eqüinos e bovinos?, Como descobrir seguro de cliente morto a 12 anos?

Gustavo,
Abaixo seguem algumas respostas a indagações feitas na coluna do corretor. Se forem úteis, publique-as.
1. A Marcelo Fidelis -sobre a ValorCap. É a antiga SantosCap. Esse título era vendido pela Porto sob o nome de Guarde Fácil. Todos os títulos sorteados pela Porto nos seus seguros de vida têm a interveniência da ValorCap. Se vc tiver um contrato direto com ela é que posso lhe adiantar que a empresa não cumpre rigidamente as cláusulas, quando elas favorecem o corretor.
2. A Marco-Maviluc Com. Seguros- sugiro tomar cuidado com o seguro de fiança locatícia. Vou falar sobre 2 seguradoras do mercado. Primeiro, a Porto. Tem a maioria dos seguros desta carteira do mercado. Não cumpre as condições particulares do seguro, em caso de sinistro, ou melhor, só segue as que interessa, com interpretações absurdas, e usa argumentos absurdos para não pagar indenização. Seus analistas não têm uniformidade de comportamento no tratamento do sinistro. Estou com um sinistro em que a Porto vem protelando o pagamento da indenização. Já apresentou 4 argumentos distintos para não pagar a indenização, todos rebatidos, à luz do Código Civil, da lei de locação e das condições particulares. A cada rebate, inventa outro argumento. Só começou a se mexer quando fiz uma carta a Susep e o segurado ameaçou entrar com processo de Danos Morais. Assim mesmo, a Porto sugeriu ao segurado que entrasse na Justiça contra mim para pedir a indenização, hipótese rechaçada pelo segurado. Depois, concordou em pagar parte da indenização, desde que eu e o segurado assinássemos um documento em que nos declarávamos culpados, pois teríamos perdido o prazo de reclamar na seguradora, o que é uma inverdade, à luz dos próprios documentos da seguradora. Aliás, a referida cláusula é ilegal, seja do ponto-de-vista do Código Civil (novo e antigo) e de instrução da Susep. O segurado, que possui perto de 60 imóveis, já deu autorização ao seu advogado para entrar com processo em outro sinistro, de responsabilidade de outro corretor, contra a cia (também nesse caso, a Porto sugeriu ao segurado acionar judicialmente o corretor). Quanto a Interbrazil, funcionava irregularmente em Salvador, a Susep determinou o fechamento do escritório, fechou, esteve numa situação ruim há alguns anos atrás, voltou a comercializar seguro de fiança em Salvador, e, até onde sei, de forma irregular junto a Susep.
3. A Romulo Villela- sobre o seguro náutico, você já consultou AGF, Bradesco e/ou Generalli?
4. Sobre a questão do RC Corretor – observei que nas discussões feitas, ninguém citou cláusula do seguro comercializado pela Real, que é, ao menos em Salvador, uma seguradora difícil para se obter informações. Quando preciso de alguma, procuro outra. De toda forma, pedi ao Sincor_BA que me apresentasse as condições particulares do seguro, para que pudesse analisar as cláusulas, e ele não tinha, ficando de providenciar, e até agora não conseguiu (faz 1 mês). Isso demonstra, provavelmente, que estamos contratando o nosso próprio seguro sem ler as cláusulas e sem saber o que ele realmente cobre.
5. A Délcio Alves-de Campo Grande-com problema no seguro de vida. Sugiro que tome os seguintes procedimentos: ou procure o Sincor, que tem, para os filiados, ao menos em Salvador, assistência jurídica gratuita e pode intervir junto a Seguradora nesse caso, ou peça que o segurado faça uma carta à seguradora, dando prazo para que ela se manifeste, com risco de danos morais. Essa sugestão, aliás, foi dada por um funcionário de uma seguradora, também indignado com esse comportamento do mercado. Acredita ele que as seguradoras só se sentem ameaçadas quando se fala em danos Morais. Além disso, faça uma carta a susep expondo a situação. Eu só vou à justiça ou recomendo a justiça ao segurado quando esses métodos falham.
6. A jerusa Almeida -seguro saúde internacional- o seguro de viagem seria uma alternativa. AGF, AIG (Unibanco) e Executivos (grupo Sul América) vendem. No entanto, não recomendo o da Executivos. Tive uma segurada em que o atendimento foi péssimo e o caso foi relatado na revista Consumidor, do Idec, que sugeriu, ao ouvir as partes, que o segurado acionasse a justiça, o que está ocorrendo.
7. A levy-sobre o seguro das lojas de madeira e alvenaria- você já consultou Bradesco e Sul América?
RICARDO FERNANDES DE OLIVEIRA
SUSEP 029.705.1.031637-7

Nome….: Lauro Fraga
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Lauro Fraga seguros
Cidade..: Porto Alegre
Estado..: rs
Assunto.: Resposta para o colega Marco Sena, ligar para o sincor-rs pelos fones: 51-32257726 OU 0800512394 ref. ao SAOEX SEGURADORA, fale com Carmen ou Sergio P. presidente do mesmo.
Lauro Fraga.

CQCS Responde – Prezados Colegas, são atitudes como a de vocês que fazem esta coimunidade valer a pena! Obrigado!

Nome….: Jose Alves
E-mail..: [email protected]
Empresa.: jose alves contabilidade
Cidade..: São Vicente
Estado..: sp
Assunto.: Prejuizo causado involuntariamente a determinada empresa em estoque de mercadorias. A perda deverá ser ressarcida pelo preço de custo ou de venda

CQCS Responde – Prezado José, o seguro é um instrumento de reposição de perdas, assim sendo o sinistro deve ser liquidado sobre o valor de compra do estoque. Mas se o cliente tiver a cobertura de lucros cessantes, ai sim ele poderá ser ressarcido do seu lucro futuro.

Nome….: Murilo F Cavalcanti
E-mail..: [email protected]
Empresa.: ESPAÇO SEGUROS
Cidade..: Recife
Estado..: PE
Assunto.: Onde poder contratar apólices de seguros para EQUINOS, BOVINOS, OVINOS e CAPRINOS, todos registrados, animais de exposição. Em nossa região, principalmente Recife-PE a dificuldade é muito grande para a colocação desse tipo de apólice, agradeço antecipadamente quem nos ajudar.
Murilo Cavalcantu

Nome….: Patrícia Zoldan
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Agricola Seguradora
Cidade..: Vacaria
Estado..: RS
DDD…..: 54
Telefone: 232-4708
Assunto.: Como faço para descobrir a seguradora de uma homem que faleceu a 12 anos atrás e não deixou nem um documento sobre este?

CQCS Responde – Prezados Colegas, seguem as suas solicitações para que os Colegas se manifestem.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN