Colega quer vender sua carteira!, Curso de Corretor? Endereço da Susep?, Confederativa é obrigatória?, Debate sobre RC, É obrigatório o Corretor se tornar PJ?, Estácio em SP?, E no MS?

17/09/2003 / FONTE: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros


Nome….: Alessandra P
E-mail..: [email protected]
Empresa.: A
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: Gostaríamos de colocar à venda a carteira da Corretora e a
empresa em si. Como referencial, consideraremos as informações obtidas nesse
site, em X vezes o valor do faturamento anual para a apuração do valor a ser
negociado.
Manteremos em sigilo o nome da empresa. As corretoras que realmente se
interessarem devem nos contatar através do email divulgado.
Cordialmente,
Alessandra

CQCS Responde – Prezada Alessandra, publicamos o seu e-mail para que os Colegas se manifestem.

Nome….: Luis Antonio Vilches Torres
E-mail..: [email protected]
Empresa.: AUTONOMO
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: prezados senhores: quero saber se existe no mercado algum curso para se tornar um corretor e qual é a media de duração ?
Grato,
lUIS aNTONIO

CQCS Responde – Prezado Luis Antonio, sugerimos uma visita ao site da Funenseg, www.funenseg.org.br, para obter estas inforações.

Nome….: Antonio Ferreira
E-mail..: [email protected]
Empresa.: TDI Adm.Corretora de Seguros
Cidade..: São Roque
Estado..: SP
Assunto.: Gostaria se poderiam fornecer o endereço da Susep, para que possa entregar uma reclamação e posição da mesma, referente ao um sinistro.
Obrigado
Antonio

CQCS Responde – Prezado Antonio, sugerimos uma visita ao site da Susep, www.susep.gov.br, para obter as informações solicitadas.

Nome….: Lucio Santana Pereira
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Leomar Corretora de Seguros lTda
Cidade..: Sao Joao de meriti
Estado..: rj
Assunto.: Caros Amigos:
Gostaria de saber onde posso encontrar artigos que fale sobre a confederativa. Estou interessado em saber sobre a obrigatoriedade da mesma.
Fico no aguardo de vossa ajuda.
Atenciosamente

CQCS Responde – Prezado Lucio, sugerimos dar uma pesquisada no site da Susep, www.susep.gov.br, onde encontra-se publicado um parecer da Procudaria da Instituição, que diz que a Confederativa só é obrigatória aos associados ao Sincor.

Nome….: Sergio G. Herescu
E-mail..: [email protected]
Empresa.: RISK CORRETORA DE SEGUROS LTDA.
Cidade..: PORTO ALEGRE
Estado..: RS
Assunto.: Em relação à discordancia do colega Gilberto Rodrigues, tomo a liberdade de me valer de sua argumentação: “Escândalos recentes na capital mundial do capitalismo estão a demonstrar que manipulações contábeis podem fazer verdadeiras arapucas parecerem sólidos negócios”. Neste ambiente de cobras, Gilberto, você ainda acha que os Corretores devem se responsabilizar pelos “rombos financeiros” que nem as auditorias multinacionais conseguiram ou quiseram apontar? Lamento, mas os Corretores não podem aceitar este passivo oculto.

Nome….: Ernesto Vasconçelos
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Ernesto Pereira de Vasconçelos
Cidade..: Manaus
Estado..: am
Assunto.: Sobre o Codigo Civil e as corretoras. Gostaria de saber se é obrigatorio que o corretor que se tornar PJ, obrigatoriamente tem q associar-se a outra pessoa, ou pode abrir firma individual?

CQCS Responde – Prezado Ernesto, o nosso Colunista Afonso DÁzincourt estará enviado material pertinente ao assunto. Mas se algum Colega quiser se manifestar, o espaço está aberto.

Nome….: Luis Antonio Correa Leite
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Marambaia Corretora de Seguros
Cidade..: Vinhedo
Estado..: SP
Assunto.: Existe um curso parecido com o ofericido pela Estacio, em Sao Paulo?

Nome….: AGUIAR SOUZA OLIVEIRA
E-mail..: [email protected]
Empresa.: xavier corretora de seguros ltda
Cidade..: CAMPO GRANDE
Estado..: ms
DDD…..: 67
Telefone: 3218000
Assunto.: necessito saber se a unidade da estacio de sá localizada em campo grande-ms tera disponibilizado o curso relacionado a seguros, e qual seria o procedimento para se increver?

CQCS Responde – Prezados Colegas, estamos publicando as suas demandas para que o pessoal da Estácio se manifeste.

Nome….: Alessandra
E-mail..: [email protected]
Empresa.: PCA BROKER Corretora de Seguros
Cidade..: São PAulo
Estado..: SP
Assunto.: Em relação à resposta da RIDEM, infelizmente há uma série de inverdades.
Primeiro lugar, a migração foi feita erroneamente, com muitas falhas. Esperamos quase 2 MESES para que ajustassem o banco e não foi feito, sempre havia erros e problemas, portanto, o tempo foi muito além do “previsto”.
Ademais, o contrato não estipula prazo de X dias para a migração e testes do banco, assim, o banco de dados migrado deveria funcionar na data da instalação do programa.
Mandamos o arquivo do BROKER muito antes da RIDEM instalar o softaware na corretora. Prazo para que trabalhassem na migração. Não há DESCULPAS.

O que realmente nos estranha é que cancelamos o contrato com a RIDEM por problemas na migração do banco de dados. Isso é FATO.
Imediatamente fechamos contrato com outra empresa que oferece um sistema gerenciador de corretoras e para a NOSSA SURPRESA, a empresa conseguiu migrar o banco de dados em 1 dia e com 100% das informações. FANTÁSTICO.
Na nossa opinião a questão é o tipo de profissional que se contrata.
Uma pena, erramos ao escolhermos a RIDEM, antes de mais nada, o básico do básico é termos informações e indicação sobre o produto/ prestação de serviços que estamos adquirindo e contratando e não simplesmente acreditar em PROMESSAS que nem sempre podem ser cumpridas.
Abraços
Alessandra

Nome….: edson sanches
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Horse Corretora de Seguros Ltda
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: Oriento ao colegas que quando tiverem que mudar de sistema não se iludam que haverá migração de um produto para o outro, pois, sempre há problemas. E o pior deles é as comissões, por se tratar de uma rotina muito complicada.
Já passamos por isso e o que podemos orientar para ajudar nossos colegas é o seguinte:
Determine o mes para iniciar a implantação do novo sistema e comece do do “zero” nada de tentar migrar informações do sistema antigo.
Mantenha o seu sistema antigo para dar as BAIXAS das comissões, controle de pagamento a prepostos e para fazer os endossos nas apólices deste sistema.
É um processo lento mais é muito mais seguro.
Espero ter contribuido para com os colegas.
Abs.
Edson Sanches
Horse Corretora de SegurosLtda

Nome….: Alexandre Pires
E-mail..: [email protected]
Empresa.: A.R. Pires Consultoria & Corretagem de Seguros
Cidade..: Niteroi
Estado..: RJ
Assunto.: RC Profissional – Corretor
Caro Nelson,
Ainda que respeitando sua opinião contida em seu e-mail de mesmo título venho congratular-me com o Srº Luiz Gasperi – Real Seguros – pela homenagem feita ao Dr. Paulo Gomes Ribeiro, pessoa que vive e respira integralmente Seguro. Em nosso meio são poucas as manifestações de reconhecimento a nós, Corretores de Seguros.
Assim sendo, embora concorde com suas alegações finais creio ser interessante manter a homenagem feita, já que é mais que merecida. Se um dia você tiver o oportunidade de vir ao Rio, dê um pulo na FUNENSEG para conhecê-lo pessoalmente. Verá que vale a pena!
Um abraço,
Alexandre Pires

Nome….: NEUSA
E-mail..: [email protected]
Empresa.: REGISTRO CORRETORA DE SEGUROS LTDA
Cidade..: BLUMENAU
Estado..: SC
Assunto.: Gostaria de saber como posso fazer o curso de corretor a distancia.

Nome….: Leila Araújo
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Torre Forte A.C.C.T.S. Ltda.
Cidade..: Rio de Janeiro
Estado..: RJ
Assunto.: Estorno de Comissão:
CQCS, A questão não é “ouvir a opinião dos colegas para emitir a nossa”, a questão na verdade, é de “fato e de direito”, portanto temos que houvir o profissional adequado, ou seja, precisamos da orientação de um advogado.
Um abraço a todos.

CQCS Responde – Prezada Leila, temos muitos Colegas desta Comunidade que são advogados e convidamo-lhe a dar uma lida no parecer do Colega Advogado Luiz Cláudio Rocha Valle.

Nome….: Luiz Claudio Rocha Valle
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Valle SC Corretora de Seguros Ltda
Cidade..: Niteroi
Estado..: Rj
Assunto.: RESPOSTA AO COLEGA LINEU GENTIL – EXTORNO DE COMISSÃO
Prezado Gustavo
O questionamento do LINEU é válido. O que me parece, é que ao extornar uma comissão de um Corretor, a Cia não está infringindo o art 725 do CC. Justamente, porque a nossa remuneração é paga em percentuais sobre o VALOR DO PRÊMIO LIQUIDO. Ora, se esse prêmio líquido sobe devido a emissão de um endosso, o corretor perceberá a diferença de comissão. Assim, em caso de devolução de prêmio ao segurado, lhe será extornada a parte da comissão relativa a essa devolução. Não vejo ilegalidade ou imoralidade nessa operação. E tbm não acho que ela contrarie o disposto no artigo 725 do CC.
Grande Abraço
Luiz Claudio Rocha Valle

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: