Debate Seguro | 12 de novembro de 2005 | Fonte: CQCS

Colega contradiz afirmação do presidente da SUSEP na CPMI

Nome: LUIZ CLAUDIO ROCHA VALLE
E-mail: [email protected]
Empresa: VALLE CORRETORA DE SEGUROS
Cidade: NITEROI
Estado: RJ
Assunto: Caro Dória.

Ontem depôs o Dr. Rene Garcia, como é sabido por todos. Ao entrar no site da rádio senado, ouvi a oitiva do superintendente da SUSEP.

Constatei algumas coisas a saber :

1) Ontem, por diversos fatores, não foi o melhor dia para esse depoimento. Com o foco voltado sobre o caso Visanet/BB, me pareceu que todo o trabalho da comissão ficou prejudicado.

2) Causou-me espécie, também, o despreparo e desconhecimento de alguns parlamentares sobre o mercado de seguros. Perguntas foram por diversas vezes repetidas ao depoente. O conteúdo dessas perguntas fizeram com que as respostas, obviamente, não acrescentassem nada de importante ao já apurado e/ou noticiado.

3) Entretanto, na vez do DEP CARLOS WILLIAM, fui surpreendido por uma única pergunta do parlamentar : Se o Dr. Renê tinha conhecimento de que a NOBRE SEGURADORA passava por momentos difíceis assim como a INTERBRAZIL. O Sr. Superintendente alegou que não poderia falar sobre a situação de qualquer seguradora, “porque a lei não permitia”. Ainda assim, o Deputado o ALERTOU sobre a possibilidade da NOBRE SEGURADORA tomar o mesmo caminho da INTERBRAZIL. Realmente, Dória, essa pergunta me deixou de “orelha em pé”.

Desde já, deixo claro que não HÁ LEI QUE O IMPEÇA de falar sobre qualquer seguradora. O que há, é uma praxe antiga da SUSEP em não falar desses assuntos PARA NÃO ASSUSTAR O MERCADO E OS CONSUMIDORES.

Entretanto como sou um dos incautos dessa Cia. e luto há um ano para receber uma indenização, que smj, foi negada de modo errado, fiquei tentado a saber o motivo da pergunta do nobre parlamentar.

Fui no site dos Tribunais de vários Estados e ali, vi o número de Ações em trâmite contra a NOBRE SEGURADORA. Só no TJ do RJ, vi 140 ações. No TJ de SP, mais 89, sendo que 3 corriam em segredo de Justiça e assim por diante (MG, RS, etc)

Ora. A conclusão que cheguei era a única que não esperava : A NOBRE SEGURADORA tem o hábito de pagar suas indenizações judicialmente. Pelo seu porte, me parece que mais de 220 Ações em Tribunais diversos é um número bastante significativo.

Diante disso, ou os fraudadores de seguros correram para a NOBRE SEGURADORA ou a NOBRE SEGURADORA fez da Justiça o seu departamento de sinistro, o que é lamentável. Não há um motivo plausível para esse numero de ações judiciais. Alguns assuntos deveriam ser resolvidos no âmbito cliente/corretor/segurador, sem a interferência da Justiça.

Fica aqui, um alerta aos corretores, para que tomem cuidado e não caiam na esparrela que cai.

Receba minhas cordiais saudações.

LUIZ CLAUDIO ROCHA VALLE
VALLE CORRETORA DE SEGUROS.

CQCS comenta: Caro Valle, é lamentável que isto tudo esteja acontecendo, as leis não são cumpridas e ninguém é punido, mas é muito bom que estes assuntos sejam divulgados, para que o mercado fique sabendo o que acontece internamente. Pessoalmente, discordo do posicionamento da Susep acho que o mercado tem que ter acesso a informações sim, pois no final de gestões fraudulentas, quem paga a conta é o consumidor final e o Corretor sai com a imagem arranhada.

Um abraço,

Rosvaldo.

2 comentários

  1. SEGPRO CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

    18 de novembro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. VALLE CORRETORA DE SEGUROS

    14 de novembro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN