Debate Seguro | 7 de agosto de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Colega bucas cobertura para Pet Shop, RC do Corretor continua sendo debatida, Quem cobre notebooks? e Corretor decepcionado por falta de debate sobre a TIF !

Nome….: flavio torres
E-mail..: [email protected]
Empresa.: reis principe
Cidade..: rio de janeiro
Estado..: rj
Assunto.: Possiveis coberturas para responsabilidade civil em pet shop. gostaria de saber quais empresas do mercado trabalham esta carteira ou que gostariam de desenvolve-la estive em contato com Gustavo Adolpho (Assegure)

CQCS Responde – Caro Flávio, ai vai a sua solicitação publicada, esperamos que os Colegas participem!

Nome….: Mauricio Bassères
E-mail..: [email protected]
Empresa.: SEGPRO Corretora de Seguros Ltda
Cidade..: Rio de Janeiro
Estado..: RJ
Assunto.: Responsabilidade Civil do Corretor.
Na nossa segunda pergunta, quanto à Responsabilidade da Resseguradora, estávamos pensando na proteção do segurado. Se a denunciação à lide for eficaz para fazer o ressegurador honrar sua parte no seguro protegendo o interesse do segurado, então que seja. Não temos conhecimento de como os tribunais têm se pronunciado em casos semelhantes.
O CQCS afirmou que temos a obrigação de saber se uma seguradora está sólida. Lembramos que a falência da ENRON nos Estados Unidos, surpreendeu, literalmente, TODO O MUNDO!
Não me parece que como corretores de seguros tenhamos a expertise necessária para fazer análises economico-financeiras de empresas e avaliação de conjuntura, necessárias a uma posição firme.
Ficamos tão alarmados com esta afirmativa que retransmitimos nossa indagação e a resposta do CQCS para a FENACOR, sugerindo que ela se ocupasse dessas avalições por nós. Afinal, como Federação, ela, em princípio, poderia canalizar recursos para isso.
Por questões como essa é que há tempos sugerimos a criação de um Centro de Inteligência da Indústria securitária que, em situações como a hipótese da “quebra” poderia, antecipadamente, envolver as seguradoras para que essas, em nome dos interesses estratégicos do setor, pudessem se movimentar para evitar tal desastre.
Mas isso é um sonho pois pressupõe alguma articulação no setor e uma visão mais abrangente das seguradoras…
Saudações,
Mauricio Bassères

Nome….: Caldas, Gustavo
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Assegure Assessoria
Cidade..: Vitória
Estado..: ES
Assunto.: Qto às questões levantadas pelo Maurício:
Assunto.: Gostaria de fazer tres perguntas:
1) O CDC estabelece a responsabilidade solidária de todos os elementos que compõem a cadeia de fornecimento de um serviço, como o seguro. Assim, o corretor poderá ser responsabilizado por qq dano que possa advir ao segurado/consumidor por problemas no serviço/seguro. No caso exemplificado, o corretor pode tentar provar a culpa exclusiva de terceiro – a seguradora – para se eximir da responsabilidade, mas penso ser pouco provável que tenha sucesso, já que é caso de responsabilidade objetiva.
2)A relação entre resseguradora e seguradora não tem NADA a ver com a relação entre segurado e seguradora. A resseguradora sempre terá que honrar sua parte, pagando as indenizações de resseguro devidas à SEGURADORA, mas esse dinheiro vai para o caixa comum da seguradora, sem nenhum direcionamento específico, sem responder por sinistros a ser pagos pela seguradora. Como não há qualquer relação jurídica entre segurado e resseguradora – não há nenhum contrato entre eles – o segurado consumidor JAMAIS poderá chamar uma resseguradora para qq processo, ou processá-la diretamente. Faltaria legitimidade de parte, e o processo seria encerrado sem mérito.
3) Não faria muita diferença, na prática. A relação seguradora-resseguradora é totalmente transparente para o segurado. Se a seguradora estiver mal financeiramente, a entrada dos valores do resseguro vão contribuir mais para pagar os IMPOSTOS do governo e os DÉBITOS TRABALHISTAS dos funcionários. As indenizações dos pobres segurados ficam no final da fila… Ou seja, para nunca.
Espero ter contribuído.
Grande abraço
Caldas

CQCS Responde – Caros Mauricio e Caldas, concordamos 100% com as colocações do Caldas!

Nome….: Claudia
E-mail..: [email protected]
Empresa.: J.R. CORRETORA E ADMINISTRADORA DE SEGUROS Ltda
Cidade..: Santa Maria
Estado..: RS
Assunto.: Prezado(a) amigo(a):
Primeiramente parabéns pelo site ,mas gostria de saber a(s) seguradora(s) que operam com
NOTEBOOK e outros equipamentos portáteis.
Desde já, grata

CQCS Responde – Cara Claudia, segue a sua solicitação publicada para que os Colegas possam ajudá-la.

Nome….: gloria
E-mail..: [email protected]
Empresa.: titan
Cidade..: sao paulo
Estado..: sp
Assunto.: apos ter enviado carta sobre o aumento da nova TFE (antiga TLIF) esperava por alguma resposta de voces, infelismente nao obtive como tbem. nao vi ninquem se posicionar sobre esse assunto na coluna do corretor. Por que fui ignorada?????

CQCS Responde – Prezada Gloria, tambem ficamos decepcionados com a falta de debate.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN