Notícias | 24 de abril de 2013 | Fonte: Dilmo Bantim Moreira

O Profissional Atento

Conhecimento é o elemento chave para qualquer profissional manter a harmonia com a realidade concreta de seu ofício, adquirindo ou apurando as habilidades necessárias à sua atividade, agregando ferramentas para que realize seus objetivos.

A competitividade natural e crescente do ambiente econômico exige profissionais hábeis e capazes de realizar múltiplas tarefas. O mercado de seguros, necessariamente cada vez mais complexo, abrange exigências que vão desde a identificação de oportunidades, precificação, subscrição, comercialização, passando por regulação e liquidação de sinistros, atividades de controle e governança, indo até conformidade legal, gestão, solvência e tantos outros assuntos pertinentes.

No universo da atividade securitária, podemos identificar a distribuição dos cursos de formação profissional em quatro grupos: Formação de Corretores, Certificação Técnica Profissional, Formação Técnica Específica e Gestão.

Organizações profissionais, voltadas ou não exclusivamente aos focos de ensino e/ou formação profissional, disponibilizam variados cursos para atendimento dessa necessária formação.

Promover o contato com o dia a dia do universo do mundo do trabalho é um importante meio de ligar o conteúdo didático com situações reais. O ferramental utilizado para isto pode ser a análise de casos reais, a visitação de locais em que se encontram os riscos cobertos ou o contato com ambientes profissionais.

Complementarmente aos processos acadêmicos de formação, é importante a participação em palestras e seminários, abrangendo assuntos de interesse na formação do profissional.

No movimentado e crescente mercado de seguros, os cenários mercadológicos e suas respectivas demandas sofrem constante alteração, exigindo dos profissionais adaptação constante para estas novas exigências e oportunidades, assim, devemos ter um processo sinérgico de qualificação profissional, ligando a instrução técnico-acadêmica ao mercado de trabalho.

O trabalho das organizações que orientam suas atividades ao desenvolvimento de profissionais securitários torna-se tão necessário quanto à necessidade de suprir o mercado com processos de formação e/ou especialização destes e, mais do que nunca, observado o crescimento positivo e constante da indústria de seguros do Brasil, é importante o estímulo a excelência profissional, que auxiliará o crescimento da importante atividade do seguro pautada pela boa técnica, ética e tecnologia compatível com as exigências do progresso.

Dilmo Bantim Moreira

Presidente do Clube Vida em Grupo/SP, Acadêmico e Diretor de Relacionamento com o segmento de Previdência Privada e Vida da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Coordenador da Comissão Técnica de Vida e Previdência do Sindicato das Seguradoras/SP, Membro da comissão técnica de Riscos Pessoais da FENAPREVI e professor em cursos de Seguros de Pessoas, Capitalização e Previdência.

Um comentário

  1. CIA DO SEGURO - CORRETORA

    9 de maio de 2013 às 21:02

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN