Notícias | 23 de julho de 2010 | Fonte: CQCS/Viva a Vida

Formação Securitária

No ambiente dinâmico do dia a dia do mercado securitário, impõe-se a ação de profissionais com formação adequada à crescente complexidade das tarefas desenvolvidas.
A qualidade profissional segue o caminho natural da especialização, fruto de um processo de maior exigência do consumidor, intrincados aspectos legais, competitividade mercadológica e busca de melhores resultados.

Para que essas coisas possam acontecer, o mercado de seguros deve contar com profissionais capazes de realizar de maneira adequada todas as tarefas envolvidas no processo, abrangendo identificação de oportunidades, precificação, subscrição, comercialização, regulação e liquidação de sinistros, atividades de controle, governança, conformidade legal, gestão, solvência e tantos outros assuntos pertinentes.

Podemos subdividir os cursos de formação profissional em quatro grandes grupos: Formação de Corretores, Certificação Técnica Profissional, Formação Técnica Específica e Gestão, este último tratado por cursos de nível médio, tecnológico e superior.

Diversas instituições orientadas ao ensino e/ou formação profissional tem desenvolvido e oferecido cursos dos mais variados tipos para tentar suprir essas necessidades, sendo procuradas, inclusive, por pessoas egressas de outras áreas explorando novas oportunidades profissionais, assim como pelos profissionais já inseridos no ambiente securitário e que buscam complemento de conhecimento para melhor exercerem suas atividades através de atualização, bem como habilitarem-se a oportunidades de crescimento hierárquico em suas organizações.

É importante ressaltar que os cursos de formação, nos diversos níveis, procuram oferecer o mais atualizado conteúdo didático assim como disponibilizar contato direto com situações reais, seja por meio de análise de casos, visitas a locais de riscos cobertos e/ou à ambientes profissionais como escritórios de Seguradoras e Corretoras. Assim, promove-se o contato com o cotidiano enfrentado no trabalho pelos profissionais dos vários setores que compõe o universo do seguro.

Paralelamente aos processos acadêmicos de formação, registre-se também a importância das palestras e seminários sobre os mais diversos temas de seguros, envolvendo assuntos específicos, como por exemplo, o resseguro, leis/circulares/resoluções ou técnicas de comercialização.

Os clientes mudam, os cenários mercadológicos se alteram e também suas respectivas demandas e, da mesma forma, os profissionais devem se adaptar e se preparar para novas exigências, desafios e oportunidades.


 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN