Notícias | 6 de dezembro de 2010 | Fonte: CQCS | Coluna Viva a Vida - Dilmo Bantim

Aposentadoria e Responsabilidade

O mapa demográfico do Brasil talvez não revele mais um país de jovens …
Um rápido exame nos números do IBGE revelam que em 1980 a expectativa de vida nacional era de 62,6 anos. Vinte anos depois atingiu a marca de 70,5 anos. Mais cinco anos e a sobrevida chegou a 71,9 anos. Muito deste aumento da sobrevivência média pode ser explicado pela melhorias e acesso à tecnologia no setor da saúde.
Hoje, representando aproximadamente 11% do total da população, pessoas com 60 anos ou mais recebem mensalmente mais de R$ 16 bilhões, sendo estes valores compostos por 30% da renda de pensionistas e o restante de aposentadorias pagas pelo governo.

Junto a esses números constata-se, também, uma nova configuração econômica do comando das famílias, implicando em participação mais intensa dos aposentados como provedores econômicos principais.
Em 2009, conforme dados do IBGE, cerca de 7% das famílias tinham os aposentados como responsáveis pela maior parte do orçamento familiar.
Esta configuração de participação dos mais velhos no orçamento dos lares brasileiros, além de ser impulsionada por dificuldades financeiras, também são resultado de morte prematura de um dos pais ou dissolução familiar, contudo, os principais fatores que explicam esta situação são baseados em dois principais fatos:
– O crescimento do número de idosos como resultado do aumento da expectativa de vida, que revela que entre 2001 e 2009 estes cresceram de 15,4 milhões para 21,7 milhões; e;
– A redução da taxa de ocupação entre os jovens, mostrando-nos, por exemplo, que entre aqueles de 18 e 19 anos, havia em 2008 um percentual de 53,3% de pessoas ocupadas e em 2009, essa taxa caiu para 50,7%. Já na faixa etária de 20 a 24 anos, em 2008, o percentual era de 68,6% e, em 2009, caiu para 66,9%. Isto demonstra que os filhos estão deixando as casas de suas famílias mais tarde.
O resultado da combinação destes fatores faz com que surja uma parcela de população com necessidades econômicas e sociais bastante específicas – os aposentados – que, com consciência de seu papel social e pela sua experiência de vida, compreendem o peso de sua contribuição no orçamento e estrutura desta nova realidade familiar.

O mercado segurador, atento à esta realidade, tem desenvolvido produtos especiais para este “novo” público, principalmente nas áreas de Seguros de Pessoas.
Por exemplo, o seguro de Vida, com sua capacidade de restabelecer o equilíbrio econômico resultante da ausência da participação dos responsáveis na composição da renda familiar, revela-se como uma importante ferramenta de ajuda, trazendo a possibilidade da redução do impacto financeiro, pela falta de contribuição de responsáveis na composição no orçamento do lar.
Sob outro aspecto, no caso de processos de herança, o seguro de Vida, por não se misturar aos bens deixados pelo Segurado, disponibiliza à família meios para arcar, também, com despesas inerentes a inventários e outras de caráter imediato.
Buscando formas de cristalizar a percepção do valor e utilidade, os produtos de seguro de Vida orientados para pessoas da “3ª.idade”, também podem incluir diversos tipos de serviços como descontos em medicamentos, esclarecimento sobre termos médicos, dicas de saúde, alimentação e condicionamento físico, assistência domiciliar (chaveiros, vidraceiros, eletricistas, encanadores …), orientação sobre a disposição mais adequada dos móveis da casa, informações sobre eventos artísticos e diversão, assistência em viagens e, ainda, sorteios.

O seguro de Vida pode garantir, enfim, meios para tornar mais tranquila a existência não só destes segurados, mas também daqueles próximos a ele por meio de seus múltiplos benefícios, alterando-se desta forma antigos paradigmas e abrindo novas oportunidades de expansão do mercado.

Um comentário

  1. BELLOTTO CORR DE SEGS LTDA.

    10 de dezembro de 2010 às 10:46

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN