Notícias | 29 de junho de 2010 | Fonte: CQCS | Vendendo Saúde

O gigante mostra suas armas

Participei como Corretor do evento de lançamento de mais um produto Bradesco Saúde na ultima quarta feira, 23 de junho, em Belo Horizonte. Na verdade é a segunda fase desse produto que já havia sido lançado experimentalmente em São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado. Belo Horizonte foi a primeira capital a realizar o lançamento do produto com atendimento regionalizado e será seguida por outras capitais nos próximos dias.

Ouvi atentamente as novidades e constatei como este gigante do setor conseguiu reduzir os prejuízos que teve no inicio da ultima década e como controlou os seus custos, permitindo a manutenção de preços acessíveis para um produto com alta percepção de qualidade pelo usuário final.

Este evento me fez comparar os produtos Rede Preferencial (antigo) e o Rede Perfil (novo).

O meu primeiro contrato com a Bradesco Saúde, agosto de 1998, teve uma implantação bastante complicada, quase impossível. Atendo este cliente até hoje, sem ter mais nenhum tipo de remuneração mesmo tendo se passado 12 anos devido ao compromisso que assumi de nunca deixá-lo sozinho. A situação foi muito tensa e gerou desconforto para todos. Com as novas regras e com o novo produto acho que teria sido bem mais fácil.

Primeiro problema que eu tive: Compor o contrato com a diretoria no plano Top Nacional e os funcionários no Preferencial. Somamos os números de usuários e formatamos a proposta considerando o desconto máximo pelo numero de vidas. Como os produtos eram diferentes, deveriam ser contratados de forma independente e com isto o preço aumentou consideravelmente para ambos os grupos, quase frustrando a venda.

Se fosse agora não teria problemas, pois o produto Rede Perfil pode ser contratado em conjunto com o Top e com outros produtos Bradesco Saúde.

O dono da empresa decidiu fechar o negocio, agora era hora de preencher as fichas dos funcionários. Cada um queria uma coisa e a Bradesco Saúde não aceitava, por exemplo, que os funcionários escolhessem os planos livremente entre enfermaria e quarto. A regra previa que todos da mesma função tivessem o mesmo plano. E se o funcionário não pudesse pagar o plano do dependente – que normalmente não é subsidiado pelas empresas de menor porte – mentia, se dizendo solteiro, ou ficava de fora. Hoje, não eu teria sofrido tanto.

Contrato implantado surge outra situação critica: O segurado chegava com sua carteira no prestador, via a placa que anunciava o atendimento à Bradesco Saúde, mas quase sempre não atendia ao seu plano. Isto ocorria devido à Rede Preferencial pagar aproximadamente 30% a menos que o Top. Poucos credenciados aceitaram reduzir os honorários para atender ao plano.

Uma rede que não tinha uma boa aceitação tanto pelos segurados quanto pela classe médica.

Quanta reclamação tive que ouvir!!!!!!

Moral da estória: O contrato que continua ativo é apenas o da diretoria, o dos funcionários acabou sendo transferido para uma operadora de menor porte, mas que atendia melhor às expectativas dos usuários.

Abre-se agora uma grande oportunidade para os Corretores de Seguros. Vender o Produto Saúde Bradesco é muito fácil, o cliente já conhece e, às vezes já pede. As regras complicadas de aceitação estão com os dias contados. A remuneração é excelente.

Posso dizer com certeza que para quem já opera estas são boas noticias. Para os que ainda resistem, acredito que é uma grande chance de começar. Um parceiro forte e que sempre valorizou o Corretor, um produto reconhecidamente bom e numa estrutura mais simples para tornar a aproximação mais amigável.

Uma única preocupação: A estrutura da Bradesco Saúde não consegue hoje atender com agilidade ao mercado devido ao imenso fluxo de propostas e demandas. Com a explosão de vendas que deve acontecer com o lançamento de um produto como este, imagino que deva estar no planejamento o aumento desta capacidade, pois seria uma pena não aproveitar um momento tão especial.

Saúde para todos,

Delio Reis

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