Seguro em Latim | 26 de abril de 2022 | Fonte: Pedro London

Tiki Taka e o Barcelona!

Para quem acompanha um pouco o futebol, sabe que o Barcelona de Guardiola, Messi e companhia encantou e mudou o rumo da história do esporte. Isso não aconteceu há muito tempo, foi há 10 anos.

Mas as coisas mudam e rápido. Nos últimos anos, o Barcelona vem vivendo uma das maiores crises de sua história. O time, que encantava a todos com um jogo de posse de bola, toques rápidos e domínio das ações, ficou mundialmente conhecido como Tiki-Taka. 

O que o Barcelona fez foi uma revolução no modelo de jogar, ver, curtir, analisar e principalmente, gerir o futebol. A grande maioria dos jogadores foram revelados na base do clube, jogavam juntos há muito tempo e entendiam a sua posição dentro de campo. 

Trazendo um paralelo para o mundo dos Seguros, por muito tempo ficou igual ao futebol tradicional: teve uma evolução física (com seguradoras e resseguradores chegando ao Brasil), mas não teve uma evolução cultural ou no modo de jogar.  

Isso até alguns poucos anos atrás, quando chegaram as Insurtechs. Admito que as empresas de tecnologia no início fizeram um barulho grande, inclusive boa parte dos sábios do mercado criaram teorias de que o corretor ia deixar de existir. Seria a mesma coisa falar que o Barcelona seria imbatível, não?

As “seguradoras tecnológicas” não entenderam no início que para conseguir fazer o Tiki-Taka, e para alcançar os números exponencias que projetaram, teriam que passar pela forte zaga do Real Madrid (os corretores de Seguros).

Então, com o passar do tempo, elas se adaptaram e entenderam que para ter sucesso durante longos anos precisam se adaptar e jogar junto da “torcida”. 

O Barcelona não aprendeu que tinha que mudar o jogo e parou no tempo. Além, claro, da burocracia que tomou conta do Clube, ocasionando uma das suas maiores crises como falei anteriormente.  

As Insurtechs têm grandes vantagens, como agilidade, retirada de intermediários e redução de custo. Mas elas têm as principais desvantagens: falta de conhecimento e burocracia – é isso mesmo, explico mais para frente. Já os corretores de Seguro têm a agilidade a seu favor e o maior exemplo disso aconteceu essa semana no TikTok (quase um Tiki-Taka).

Corretora viraliza no Tik Tok e dispara nas vendas de seguros – CQCS

PARAAA TUDO!!! O CORRETOR DE SEGUROS INOVANDO? É isso mesmo que eu li e vi?

Sim! Muitas vezes, sim! 

Danielle Chagas, você está de parabéns. Inovou, colocou a cara e o resultado foi maravilhoso. Muitas vezes o corretor acredita que seu cliente sabe tudo e não precisa ensiná-lo, mas olha o que a Dani falou: “Eu não imaginava a quantidade de dúvidas que as pessoas teriam a respeito do Seguro Auto, um seguro tão conhecido. Não é tão esclarecido quanto eu pensava que fosse”. 

Agora vamos voltar ao assunto de inovação no mercado de Seguros e como outros corretores podem se destacar de forma rápida e simples:

  1. Ter um lojinha virtual – Site, redes sociais atualizados da sua corretora. 

Hoje 76% de toda população economicamente ativa do Brasil usa as redes*¹. Já 50% de todas as compras na internet são de cliques influenciados, ou seja, vem diretamente de um perfil online; se sua lojinha virtual não está ativa, você não existe. Agora a grande questão é como fazer isso – mas deixo esse assunto para um coluna mais para frente.

Massss um ponto importante é que fotos de baladas e imagens ruins não contribuem, hein….

  1. Ter propriedade no assunto: 

A Dani estuda muito; afinal, falar é fácil, não? A rede social também não é um ambiente fácil de se trabalhar: do mesmo jeito que sua informação chega para muita gente, também é fácil você se expor de forma errada.

Então pesquise, tenha fonte e tenha certeza das informações que você posta. Estude sempre e não pare. 

  1. Ter uma loja no Google – Colocar as informações da sua Corretora de Seguros  para os clientes te acharem fácil

O Google é o “pai de todos”, aquele que tudo vê. Se você não está nele, você também não existe. Porém um dos pontos mais importantes do Google é o SEO (no caso, é a sua relevância). Imagine um cliente pesquisar por Seguro de Automóvel e seu nome aparecer em primeiro lugar? Seria uma excelente sensação, mas mais do que sensação você aumenta em *² *³ 82% a sua chance de ser visto. De acordo com uma pesquisa recente da Nielsen, apenas 18% dos leitores vão para a 2ª pagina de pesquisa do Google. 

Agora, como você pode aumentar a SEO, isso teoricamente é simples e a Tutum 😊 pode te ajudar. Quanto mais você escreve sobre o tema, quanto mais palavras relevantes seu conteúdo possui, maior a tendência de você aparecer. Por isso convido a todos para acessarem: https://comunidade.tutum-ead.com/ e escreverem seu texto, serão super bem vindos. 

  1. Criar conteúdo da sua corretora focado para o seu cliente.  Mas Pedro, eu não sei por onde começar?

Então aí vai uma dica valiosa: acesse https://answerthepublic.com/ e pesquise palavras relacionadas a Seguro. Esse site faz um compilado das principais buscas com essa palavra-chave e aí é só criar conteúdo relacionado a essas respostas e deixar que o algoritmo faça o resto. 

Agora voltando para a estrela principal, a Dani e o Barcelona souberam se reinventar, tentaram algo novo, treinaram, erraram, acertaram. Quem sabe você não será o próximo (a) a aumentar suas vendas com inovação! 

O Barcelona ainda demora para mudar. Mas assim como algumas Insurtechs que já cresceram muito, o corretor pode mudar sempre e rápido. 

Espero ter ajudado, mas claro que não poderia deixar de fazer o Jabá, né? Pensando nisso, conversei com o Sérgio Ricardo (um dos maiores profissionais de educação do mercado de Seguros) e o instiguei a criar um curso com muita informação para o corretor ter cada vez mais base e conteúdo, e fazer a info chegar diretamente ao seu cliente. Para quem quiser conhecer é só acessar nosso hub: HUB DE APRENDIZADO – TUTUM (tutum-ead.com)

Se você gostou e te ajudou esse conteúdo, faça ele chegar até outros colegas e vamos juntos engrandecer ainda mais nosso mercado de Seguros. Se não gostou, comenta aqui também o por quê. 😊

*1 https://www.statista.com/statistics/244933/social-network-penetration-in-brazil/

*2 https://jornal.usp.br/atualidades/saiba-por-que-usuarios-do-google-nao-passam-da-pagina-um/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN