A maioria dos profissionais que trabalham com vendas, tem a síndrome do AGORA. Na ânsia de vender um produto ou medo de perder o cliente, buscam a solução mais prática e barata.
Nas últimas semanas a ANS vem atuando fortemente no programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Na semana passada suspendeu temporariamente a venda de 3 operadoras/planos. Mas o que isso tem relação com o corretor e a educação.
Todos sabemos que a barreira de entrada no mercado de seguros é relativamente baixa mas também sabemos da alta concorrência, afinal desde início da pandemia a Susep registrou aumento de 15% no cadastro de novos corretores. Para se destacar e diferenciar em um mercado muito competitivo não é fácil, mas antes de pensar em se destacar, o profissional deve pensar em fazer o básico bem-feito.
Meu pai sempre me ensinou que o primeiro passo de um bom profissional é pensar em atitudes que evitem “colocar a bunda na janela”, por isso antes de vender ou divulgar um produto é preciso muita pesquisa em sites, parceiros e claro ir atrás, conversar com pessoas que tem experiencia no assunto.
A notícia boa é que com o avanço no mundo online, existem várias possibilidades de obter informação. O interessante é que todos esses sites são públicos, com análises gratuitas e podem ser compartilhados com o cliente.
Vou deixar aqui escrito os que mais utilizo como dica:
. Statista – https://www.statista.com – Ela traz insights do mercado, fazendo comparação com tamanho e número de usuários.
. Google trends – https://trends.google.com.br Essa é uma das ferramentas mais poderosas do mercado, ela vai trazer o que o mundo/região está pesquisando e você pode fazer um comparativo, por exemplo entre os grandes players de saúde do mercado vs pequenas operadoras.
. Fórum: O Maior fórum hoje é o http://cqcs.com.br que além de trazer notícias e informações a toda hora traz a opção de tira dúvidas.
. Comunidades gratuitas: A Tutum – www.tutum-ead.com – Uma comunidade colaborativa, que abre espaço para artigos e troca entre usuários.
. Sites de entidades e confederações: Aqui temos vários exemplos, mas sempre antes de incrementar seu portfólio ou até para pesquisar os concorrentes vale a pena entrar em todos os sites, a Susep e a CNseg são os de maiores acessos.
Informação e conhecimento são as chaves que elevam sua corretora de nível, procure ser uma corretora 360°, atenda seu cliente da melhor forma e em todas as interfaces.
Para finalizar a dica de ouro… fujam dessa síndrome, o rápido e barato de agora, pode ser o demorado e caro do futuro.