Seguro em Latim | 10 de novembro de 2021 | Fonte: Pedro London

Seguro Auto vai acabar

O mundo é cíclico, em meados do ano passado, com a pandemia a população teve a falsa sensação de que não precisaria mais se locomover de carro, os preços baixaram, muitos venderam seus carros, as fábricas pararam a produção, algumas até anunciaram saída do Brasil. Com isso toda uma cadeia teve prejuízo e obviamente que o mercado de seguros foi afetado. 

Uma das coisas que mais vi durante os últimos anos, foram corretores pensando em como migrar carteira de auto para outros ramos, principalmente vida. 

Sinto informar, quem fez a migração total e esqueceu a carteira de auto, vai se arrepender : Preços do seguro auto voltam a subir (cqcs.com.br)

Nem o mais otimista dos apostadores iria pensar que esse cenário ia virar de ponta cabeça tão rapidamente. Um carro comprado em 2018, 0km tem mais valor de mercado hoje do que na hora da compra e com isso, toda a cadeia se beneficia, algumas com mais rapidez, esse é uma das grandes vantagens do mercado de seguro, consegue se adaptar com muito rapidez a volatilidade de preços.

Todo esse cenário reforça ainda mais a NECESSIDADE E URGÊNCIA do corretor pensar em duas coisas:

1. Pós venda

2. Cross Selling

Para o crescimento de qualquer corretora esses dois pontos são importantíssimos. A grande questão é como fazê-lo. Coloco abaixo algumas boas práticas que podem ajudar e acelerar a sua corretora a acelerar o processo. 

1. Crie um processo de pós-venda, crie cadência de e-mails, automatização de contato. Todas as automatizações você envia comunicação personalizada.  Hoje existem algumas ferramentas que são 100% automatizadas, por exemplo RD Station: https://www.rdstation.com/  ,  Hubspot: https://br.hubspot.com 

2. Crie um CRM e gerencie seus clientes por etapas, saiba quem entrou, por onde entrou, quando mais info, maior o contato e melhor o seu pós-venda. Ferramentas que indico: RD Station https://www.rdstation.com , Pipefy https://www.pipefy.com/pt-br  , CRM ZEN https://www.crmzen.com.br/lab/ 

3. Crie um processo de ligações e ou envio de presentes em datas importantes. Selecione momentos como aniversário, aniversário da apólice, natal e outros, seja sempre o primeiro a ligar ou enviar mensagem. As ferramentas de CRM criam alertas automáticos, vai de você acordar cedo e ligar. 

4. Busque conhecimento com outros profissionais, lembre que o corretor super-herói não existe. Procure fóruns como o cqcs www.cqcs.com.br ou a comunidade Tutum https://comunidade.tutum-ead.com    aonde a troca de experiencia é gratuita. 

5. Se associe com corretores que não tem a mesma expertise, se juntar para crescer. 

6. Invista em treinamento e capacitação de funcionários, eles que vão vestir a bandeira da sua corretora e fazer ela crescer. 

O Corretor de Seguros precisa estar atento aos movimentos do mercado, mas não pode perder sua essência, a construção de carteira e longevidade do negócio são palavras essênciais para o seu negócio continuar SEMPRE crescendo. 

Se você tiver boas práticas para deixar a reunião mais emocional, escreva aqui. Faça esse conteúdo chegar a mais corretores, curtindo, compartilhando a coluna e juntos vamos engrandecer ainda mais o mercado.

Pedro London

Brasileiro, Curitibano por nascença e carioca por escolha, casado e pai do Miguel. Acredita que a educação informal tem o poder de mudar o mundo! CEO/Founder da Tutum-Escola de Seguros. Profissional com mais de 15 anos no mercado, iniciou sua trajetória como estagiário na Master Comunicação, sólida experiência pelo grupo Boticário atuando na categoria de Marcas e produtos e  Trade marketing. Fez o restante da sua carreira no mercado securitário aonde atuou como Lifeplanner®️️ na Prudential do Brasil e se tornou gestor comercial no Rio de Janeiro durante 5 anos. Hoje Empreende em Educação na área de seguros e criou sua própria Start-Up – Tutum - uma comunidade voltada para os amantes de seguro. Anjo investidor da Academia Médica e da Nammou.

2 comentários

  1. Luis Filipe

    10 de novembro de 2021 às 13:02

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Pedro Paciornik London

      10 de novembro de 2021 às 17:08

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN