Seguro em Latim | 6 de outubro de 2021 | Fonte: Pedro London

Liquidação, transformação, aquisição

A economia real, onde a grande maioria dos corretores estão inseridos, vem mudando de forma rápida e radical. 

Isso impacta a todos do mercado de Seguro. A grande questão do corretor, é como conseguir estar inserido, sem sofrer com as mudanças do mercado nos tempos de hoje. 

Toda semana temos notícias de empresas do ramo de seguros que fizeram fusão, foram adquiridas e muito mais… a mais marcante sem sombra de dúvidas foi a troca de ações entre Creditas e Minuto Seguro. Uma transação gigantesca (https://www.cqcs.com.br/noticia/marcelo-blay-vende-minuto-seguros-em-negocio-milionari/), que demonstrou a força do modelo corretor e principalmente da importância da venda consultiva (assunto que já falei outras vezes na coluna).

Essa semana a notícia que movimenta o mercado é a mais nova aquisição da Porto Seguro, que adquiriu 50% das ações da ConectCar (Porto Seguro conclui nova aquisição de R$ 165 milhões (cqcs.com.br). O que chama mais atenção é uma empresa do ramo de seguros, comprando uma empresa de tecnologia de um grupo de distribuição de petróleo .WOOW

Essas notícias são maravilhosas para todos do mercado, além de demonstrar a força e a importância do corretor, mostra a consolidação das Seguradoras como players fortes no mercado brasileiro. Com o mercado olhando cada vez mais para seguradoras, existe uma tendência de ter mais dinheiro entrando no mercado.

Isso impacta diretamente o nosso a dia a dia e vou explicar o porquê:

1.       Mais investimento para desenvolvimento de novos Produtos ( funcionalidades, benefícios e preço cada vez mais acessível)

2.       Mais investimentos em campanhas e premiações (R$ no bolso diretamente)

3.       Mais investimento em treinamento (capacitação do mercado)

4.       Seguros em evidência, mais dinheiro de mídia e criação da cultura junto ao consumidor.

Várias portas irão se abrir para o mercado de Seguros.  Agora a grande questão é quem do mercado pode ser beneficiado com tudo isso. 

Hoje vou trazer as boas práticas de como o corretor/corretora conseguem se adequar:

1.       Primeiro, é estudar. hoje tem muito material gratuito sobre o assunto. Eu começaria pesquisando os seguintes assuntos: O que é uma Startup / Economia real X Economia digital / Modelo de crescimento de negócios digitais.

Deixo aqui as matérias que mais sigo: Conquer: https://escolaconquer.com.br/

G4 https://gestaoquatropontozero.com/ e StarSE https://www.startse.com/

2.       Depois dos estudos, vale a pena fazer a lição de casa e olhar quais pontos sua corretora já possuem, quais precisa se adequar e quais precisa criar. Por exemplo: minha corretora não possui presença digital (então busque uma agência para fazer seu site e suas mídias).  Uma das metodologias mais usadas para fazer isso: 5W2H , nossa embaixadora Maria Luiza escreveu sobre  isso: https://comunidade.tutum-ead.com/blog/organize-se-para-crescer

3.       Um ponto muito importante é a estratégia que você vai seguir. desde o início da sua trajetória (a partir de agora) tem que ser focada em qual a sua visão de futuro. Por exemplo: Quero me juntar a outra corretora – então trilhe um caminho e documentação para a hora que a oportunidade bater em sua porta, você esteja pronto.

4.       Por último, mas não menos importante estrutura sua empresa para o crescimento, você irá crescer trazendo as pessoas certas pro time (fuja de ser um corretor super-herói). Eu olharia principalmente para crescer ramos dentro da corretora. Se sua expertise é Seguro de Vida, comece a se relacionar com pessoas que vendem seguro auto ou linhas financeiras,  pois o cross-selling irá mudar sua visão de negócios. Falei um pouco sobre isso Semana passada na coluna.

Como sempre venho falando, quando um mar de oportunidade se abre, milhões de sardinhas querem nadar, mas precisa saber ser um Tubarão para ganhar espaço e se firmar.

Caso você queira saber mais sobre esses assuntos, acesse a Tutum, lá tem corretores e pessoas do mercado de seguros trocando experiência de forma gratuita.

Pedro London

Brasileiro, Curitibano por nascença e carioca por escolha, casado e pai do Miguel. Acredita que a educação informal tem o poder de mudar o mundo! CEO/Founder da Tutum-Escola de Seguros. Profissional com mais de 15 anos no mercado, iniciou sua trajetória como estagiário na Master Comunicação, sólida experiência pelo grupo Boticário atuando na categoria de Marcas e produtos e  Trade marketing. Fez o restante da sua carreira no mercado securitário aonde atuou como Lifeplanner®️️ na Prudential do Brasil e se tornou gestor comercial no Rio de Janeiro durante 5 anos. Hoje Empreende em Educação na área de seguros e criou sua própria Start-Up – Tutum - uma comunidade voltada para os amantes de seguro. Anjo investidor da Academia Médica e da Nammou.

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