Seguro em Latim | 5 de julho de 2022 | Fonte: Pedro London

Dê um play nas suas vendas

Gamifique sua venda e saia na frente! mas como?

Gamification: Um Dogma para muitos, mas uma oportunidade gigantesca se você quer se destacar no mercado. A utilização de jogos em atividades de não jogos, vem contribuindo positivamente para o mercado de seguros, que por muitos anos adota uma postura mais conservadora. 

As Insurtechs, que tentaram mudar essa roda, já perceberam que vão precisar do corretor atuante em seu modelo de negócio, então cada vez mais apostar em técnicas de retenção e incentivo para o corretor. Já as Seguradoras tradicionais precisam cada vez reter “seu” corretor. E Nada melhor do que reter um bom jogo com uma boa educação. 

Nesse sentido, a educação e a gamificação se tornam fatores ainda mais primordiais no ecossistema do Seguro, na verdade farão uma verdadeira Virada de Jogo. 

Semana passada a Liberty Seguros, uma das principais seguradoras do Brasil, conquistou a terceira posição na categoria “Líder em Campanha Motivacional” do Prêmio Cliente S.A. A companhia foi reconhecida pelo case “Gamificação da Força de Vendas”, no qual utilizou elementos e técnicas de games para auxiliar no incentivo ao uso de ferramentas, métodos comerciais e na construção de uma equipe comercial de alta performance.

Oferecer experiências positivas que alavanquem o digital para todos os públicos, internos e externos, são pilares centrais da estratégia da Liberty. A companhia já vinha implementando a gamificação na área comercial, a fim de ajudar na gestão dos corretores parceiros por parte da equipe de vendas e em oportunidades de negócios.

O que confirma a tese que citei antes, de que as empresas vão cada vez mais apostar em técnicas de incentivo ao corretor – e a gamificação é um ótimo caminho para isso.

“Para desenvolver o projeto, que anteriormente foi reconhecido pelo Efma & Accenture Insurance Awards 2021, a companhia integrou mais elementos do universo dos games nos sistemas e processos, o que auxiliou na conexão com colaboradores e times de força de vendas. Os elementos visuais ajudaram na transformação de tarefas do dia a dia em experiências mais agradáveis e motivadoras, além de serem grandes aliados na disseminação da cultura e de boas práticas da seguradora.” Fonte: CQCS

Então, quais os benefícios da gamificação? No mercado de seguros, são inúmeros.

É excelente para treinamento dos colaboradores, por exemplo.

No caso da Liberty, a gamificação teve o objetivo de auxiliar os líderes a atingir metas de vendas e aproximar ainda mais o relacionamento com os corretores por meio da concentração de tarefas e missões personalizadas para diversos times.

O ser humano é naturalmente atraído por jogos, tem espírito competitivo e gosta de se desafiar. A gamificação potencializa os processos de ensino e aumenta o engajamento com a informação de forma espontânea.

Ao longo do primeiro ano de uso da “Gamificação da Força de Vendas”, a Liberty registrou aumento de 300% nas ações de treinamentos e comunicações com os parceiros. Além disso, esse esforço gerou um NPS (Net Promoter Score – metodologia de satisfação) de 80% em 2021, além de um faturamento de R$19 milhões.

Então você está me dizendo que a gamificação só pode ser usada para treinar parceiros e colaboradores?

Não, muito pelo contrário, hoje a gamificação é um método de venda. 

Agora como o corretor de pequeno/médio porte pode utilizar da gamificação?

  1. Foque em ter vídeos explicativos para seu cliente, a sociedade atual está muito conectada e recebe estímulos visuais o tempo todo. Se você não tem esse modelo de conteúdo, com certeza não será lembrado. 
  2. Crie uma jornada de compra atrativa. Leve seu produto de forma lúdica, envolva seu cliente. 
  3. Utilize Perguntas / games. Esses estímulos aumentam o poder de memória e entendimento do seu cliente. DICA: Se seu cliente não acertar as perguntas, ele não entendeu o que você vende. 

Essas simples atitudes, mostram que a gamificação não é um bicho papão e sim um auxílio essencial para aumentar a performance. 

Mudar é preciso, mas se adaptar é necessário. É isso que o mercado de seguros precisa.

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com um amigo corretor. vamos cada vez democratizar a educação em Seguros.

Um abraço e até a próxima!

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