Seguro em Latim | 20 de outubro de 2021

Antes só do que mal acompanhado. Será?

Desde que entrei no mercado de seguros, converso com muitos executivos, há uns 3 anos todos tinham praticamente a mesma visão, a profissão de corretor de seguros vai acabar. Isso devido a enxurrada de Insurtechs que estavam apontando no cenário mundial e nacional.

As Insurtechs que queriam vender e eliminar o intermediário deram certo? A grande maioria ainda não achou seu caminho. E o corretor acabou? Não.

Na roda de amigos quando falamos de trabalho, muitos me perguntam, então o corretor SÓ VENDE Seguros, fácil não? Hoje em dia, conhecendo todos os ramos de seguro e diversos corretores, tenho a certeza de que o corretor menos faz, é VENDER. Quando me perguntam, faço questão de explicar o dia a dia de um corretor, a quantidade de assuntos que o corretor deve saber e explicar, a quantidade de temas que devem ser estudados, a quantidade de decisões que são tomadas durante o dia, o trabalho de pós-venda , obviamente que todos ficam espantados e falam a mesma coisa: “Eu não sabia que fazia tudo isso”.

Li uma notícia, que me deixou muito feliz, uma das principais Insurtech do país está criando o canal do corretor, Insurtech investe em soluções tecnológicas com foco no corretor (cqcs.com.br). Isso demonstra mais do que força ou uma vitória, demonstra a necessidade de se aliar experiência e tecnologia. Já escrevi em um artigo sobre o futuro da profissão de corretor de seguros e afirmei que ela não irá acabar, mas sim vai passar por mudanças drásticas.

Sobre a Azos, gostaria de trazer alguns pontos:

O Canal do corretor, irá desburocratizar alguns processos, como alteração de forma de pagamento ou mudança de beneficiário.
Ponto esse que deve ser comemorado, mas usado com sabedoria. Corretores manejam dados sensíveis e confidenciais (por isso a necessidade de alguns documentos), então devem ter cuidado com as “pegadinhas” do dia a dia, devem verificar primeiramente tentativas de fraudes, olho aberto para mudanças repentinas e pedidos para agilizar as trocas de beneficiários. Isso pode trazer dor de cabeça no futuro.

Uma sugestão é sempre formalizar o pedido do cliente, se ele te ligar pedindo alguma alteração, crie um e-mail padrão e peça a confirmação. Faça um email com design atraente, colocando a logo da sua corretora. Com certeza vai demonstrar profissionalismo, criando valor de marca para o cliente.

Diminuir relatórios médicos e declarações. Esse sempre foi um ponto sensível do mercado de seguros, afinal de quem é a responsabilidade, como conseguimos comprovar uma declaração inexata? Reforço aqui a importância de treinar o cliente, principalmente explicar e reforçar o motivo pelo qual ele está adquirindo um seguro de vida. Mostre que seguro de vida é uma análise de risco futuro, com o histórico pessoal e familiar, mostrando veracidade das informações são de extrema importância. Uma dica é ter uma cartilha e treinar seu script pós fechamento, uma simples post-it colado na pasta ou no computador já vão te ajudar a lembrar de tudo.

O Mais importante desse passo da Azos é conseguir aliar a tecnologia a experiência e o corretor vai aliar experiência a tecnologia. Como toda novidade é importante conhecer bem a ferramenta, trocar experiência com diversas pessoas do setor.

Quando escrevo na coluna, sempre procuro encurtar alguns caminhos para o corretor, principalmente trazendo ferramentas de pesquisa ou ideias, que irão agilizar os estudos e aumentar o conhecimento da ponta. Vale lembrar que mais conhecimento na ponta significa mais conhecimento também na ampliação da cultura do Seguro, uma bandeira fortemente levantada pela Tutum.

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