Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 17 de junho de 2022 | Fonte: Sergio Ricardo

O Mercado de Seguros Precisa Decidir para Onde Quer Ir

O CQCS noticiou que os Sindicatos de Corretores de Seguros da Região Sul entregaram uma carta manifesto (Carta de Foz do Iguaçú) aos presidentes das seguradoras presentes no evento ocorrido este mês.

Dentre as pautas estavam registradas a questão das assistências, as atualizações tarifárias e comerciais dos produtos e serviços, atendimento a sinistros e toda sua esteira operacional, além do contato com as companhias seguradoras, ou seja, melhoria dos serviços prestados aos corretores de seguros para que eles possam cumprir a sua função social de levar proteção aos seus clientes, sem absorverem um infinidade de problemas operacionais que advém de processos que pretendem ser digitais, mas não são, algumas vezes de péssima qualidade.

A experiência do cliente (UX) é muito importante para desenhar processos, mas a experiência de quem comercializa os produtos das seguradoras e operadoras de saúde também é e não pode ser negligenciada.

Há poucos dias escrevi uma coluna sobre isso, que teve grande repercussão, questionando os leitores do CQCS sobre qual seria o pior dia do mês para os corretores de seguros. Esses dias são aqueles em que se precisa de informações e elas não estão disponíveis, dias em que o atendimento comercial está envolvido em lives, mas sobretudo quando se precisa de retorno para as solicitações de cotações ou informações sobre sinistros e se embarca em burocracia desnecessária, que acaba por não resolver os problemas.

Ao longo do tempo as seguradoras foram reduzindo as suas despesas administrativas e operacionais, sob pretexto da automação e digitalização de processos, mas isso na prática não aconteceu. É uníssono entre os corretores de seguros que inúmeras tarefas foram repassadas para o dia a dia dos corretores, o que toma tempo e inibe novas vendas.

Para resolver os problemas e evoluir é preciso conversar e isso se faz chamando os corretores de seguros para opinar sobre o que funciona e não funciona nos processos das seguradoras e operadoras. Tenho certeza que há uma enorme disposição para ajudar, mas não se pode fazer nada se o convite não aparecer.

Definitivamente as seguradoras, além do discurso, têm que entender que os corretores de seguros são parceiros de negócios e, assim, é necessário que possam participar da identificação dos problemas e das sugestões para as soluções. Ainda mais, quando se tem parceiros, não se fica na mão nunca.

O que você acha do acima? Se convidado você gostaria de participar com as suas sugestões de melhoria de processos e procedimentos com as suas seguradoras parceiras? Comente.

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

Um comentário

  1. ELEGANCE Seguros

    17 de junho de 2022 às 15:59

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN