Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 24 de junho de 2022

O Corretor-Refém

O mindset do empreendedor que se arrisca a abrir uma corretora para atuar no mercado de seguros e saúde suplementar é diferente daqueles que se aventuram em outros mercados, mas sempre é preciso, vez por outra, fazer um balanço da atuação para descobrir se o modelo está no caminho certo.

O empreendedor em seguros é em sua maioria alguém que já operava no mercado e que, por oportunidade ou necessidade, resolve fazer voo solo, quase sempre constituindo microempresas com mais uma ou duas pessoas.
A experiência anterior e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de habilitação são os skills que estarão presentes para que ele ganhe mercado e progrida o negócio, quase sempre com evolução muito lenta, porque em tudo isso faltou ter postura de empresário.

Vamos explicar melhor isso, porque pode ser exatamente isso que você está fazendo exatamente neste momento, sem perceber.

Se você, por exemplo, é alguém que tem experiência técnica e até comercial, abre uma corretora e se torna refém da burocracia operacional, porque não se preparou para ser empresário, não estudou gestão e não sabe o que fazer para a empresa crescer. Em geral, se você é o braço de trabalho principal, não consegue parar de trabalhar, os finais de semana desapareceram, não tem equipe de back-office (e nem recursos para contratar e formar pessoas), têm equipamentos antigos, poucos conhecimentos de informática e apanha da internet, bem-vindo a 80% dos corretores em atuação no mercado. 

Você é um corretor-refém do negócio que empreendeu e se ficar doente ele acaba.
Eu não redigi o acima para fazer você se sentir mal, mas para chamar a sua atenção para a necessidade de virar a chave e, para isso, para deixar de ser refém, é preciso que aos poucos você saia da operação e se dedique ao que é mais importante: a estratégia e as vendas, ou seja, ao relacionamento comercial.
Tenho dois convites para você:

Mini-curso gratuito on-line que vai acontecer na quarta-feira, dia 29/06 as 20h, onde eu vou falar sobre as tendências do mercado de seguros, ou seja, o que vem por aí. As inscrições são pelo link abaixo:
https://cursos.ipetec.com.br/turma/para-onde-vai-o-mercado-de-seguros/curso-gratuito

MBA Seguros que está com matrículas abertas, com aulas on-line, ao vivo, aos sábados quinzenais, com um preço especial (parcelas de R$ 273,24). Conheça e se inscreva no link:
https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN