A LGPD vai resolver alguns problemas antigos?

27/08/2020 / FONTE: Sergio Ricardo de M Souza


A LGPD, quando estiver em vigor (ainda depende de sanção), vai trazer algumas importantes alterações para o mercado de seguros, uma delas é em relação aos meios de pagamento digitais, razão pela qual as seguradoras e operadoras de saúde têm se debruçado nos últimos tempos, para modernizar os seus processos.

É quase inconcebível que até aqui o corretor de seguros seja fiel depositário dos dados de contas-corrente e cartões de crédito dos segurados, quando a experiência de outros mercados mostra que é simples e seguro fazer diferente.

Uma boa experiência será poder transmitir as propostas eletronicamente e com elas seguir para o segurado um link para que ele confirme a forma de pagamento (boleto, débito em conta, cartão de crédito e até transferência eletrônica) e complete a operação para fechamento do negócio. O passo seguinte é a consolidação da transação de seguros com a transação de pagamentos que o mercado já faz há anos, sem maiores problemas.

Parece simples, mas não é, porque há alguns entraves na legislação de seguros para tal, que podem e devem cair em breve, porque este é um progresso animador e que pode trazer segurança para todos, sobretudo para os segurados.

Há ainda muitas dúvidas em relação aos impactos da LGPD no mercado de seguros. Muitos corretores de seguros têm me feito questionamentos relevantes que vou respondendo, mas creio que o aspecto fundamental é voltar sempre às origens e lembrar que o mercado de seguros tem por pilares a boa fé e confiança entre os atores e se for assim quase tudo estará bem resolvido.

Seguros são contratados com quem se confia e se faz relacionamento ao longo dos anos. O melhor cliente é sempre aquele que é indicado por outros clientes que experimentaram o serviço do corretor de seguros.

Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, IPETEC UCP, ENS, FGV, FUNCEFET, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. É, atualmente, coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Gestão de Negócios de Seguros http://www.ipetec.com.br/mba-em-negocios-de-seguros-ead/ e do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance na UCP. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com ([email protected]).

Tags: , ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: