Insurtechs – Vamos prestar serviço aos consumidores de seguros?

15/03/2019 / FONTE: Sergio Ricardo


Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA. M.Sc.
Imaginem se o apresentador Otávio Mesquita tivesse um aplicativo em seu smartphone com todas as suas apólices de seguros cadastradas, incluindo a data de término de vigência, telefones de contato de seus corretores e seguradoras (canais de Assistência 24 horas e demais serviços), datas de pagamento das parcelas do seguro ou mesmo de planos de saúde e odontológicos? Com muita certeza, não teria esquecido de renovar o seu seguro residencial e não teria que amargar os prejuízos incorridos com as fortes chuvas.
Apenas para registro lembrei que há uns 5 anos havia um aplicativo nas lojas IOS e Android chamado “Agendar Seguros” com essa proposta. Mas creio que sumiu de circulação ou pelo menos não ouvi mais falar dele, talvez porque sempre é necessário um forte investimento em divulgação para que as pessoas conheçam e utilizem os aplicativos. A ideia era similar a do saudoso “Elefante” que funcionava por e-mail e não deixava que se esquece nada do que era cadastrado.
Os dois principais pilares que regem a nossa economia são do capital e o tempo. Quem percebe que há muitas oportunidades em ambos os pilares pode ter ideias inovadoras e descobrir mercado onde a competição simplesmente não existe, mas para isso tem que se pensar, como dizem, “fora da caixa” e adicionar um pouco de criatividade e inovação. Assim, reduzir custos e poupar tempo sempre são fórmulas mágicas de atração de clientes, que podem ser “engenheiradas” por empreendedores criativos e inovadores.
Essa é a proposta do CQCS Insurtech & Inovação 2019 que acontecerá em São Paulo nos dias 12 e 13 de junho de 2019. Recomendo fazerem logo as inscrições (http://cqcsinsurtech.com.br/), reunindo palestrantes de destaque e profissionais do mercado de seguros antenados com os novos tempos.
Sempre digo que eventos assim são produtores de “cliques”. Justamente para se ter aquela ideia que falta para fazer com que grandes projetos virem oportunidades de negócios, além de conhecer pessoas que podem ajudar os sonhos a virarem realidade, como mentores, parceiros e investidores.
O que faz diferença para os consumidores é o serviço que é prestado a eles. Sempre!
Sergio Ricardo de M Souza
Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e ex-Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ENS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. É coordenador acadêmico do MBA Saúde Suplementar, do MBA Negócios de Seguros e do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance na UCP. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com
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