A magia está nas coisas mais simples do mundo. Paulo Coelho

saber sabendo - ensinando e aprendendo - por sergio ricardo

Inspeções de riscos para seguros 

29/03/2017 / Fonte: Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc.

Inspeções de riscos para seguros A subscrição de riscos patrimoniais é a atividade fim do mercado de seguros e ela acontece de forma eletrônica (por meio de sistemas dedicados a isso) ou manual. De uma forma ou de outra, as seguradoras têm regras específicas para inspecionar os empreendimentos que lhes são oferecidos por meio da transferência de riscos, que é função dos corretores de seguros.

Até a década de 1980 as seguradoras que operavam com seguros de Incêndio tinham áreas que se ocupavam de realizar a inspeção de riscos, mas a partir dos anos 90, com a liberação das tarifas iniciou um processo de desmontagem dessas estruturas e rápida terceirização da atividade que trouxe sérios prejuízos ao mercado de seguros. Apareceram muitos prestadores de serviço de inspeções que passaram a trabalhar para as seguradoras, mas se perdeu a qualidade e o “expertise” no assunto.

Com o aumento da sinistralidade em seguros massificados (residências, condomínios e empresas) e a forte concorrência por preço, as seguradoras recorreram a prática de reduzir as taxas, sem o devido cuidado atuarial e de subscrição, cortando custos justamente onde não seria prudente fazê-lo: na redução das equipes de subscrição e na remuneração das empresas prestadoras de serviço de inspeções, o que fez com que sobrevivessem muito poucas.

Neste cenário a formação de novos profissionais foi esquecida e ao longo de mais de 25 anos não se investiu na capacitação e reciclagem das pessoas.

A situação hoje é diferente. As seguradoras percebem que há oportunidades de rentabilidade no segmento, mas em contrapartida não há profissionais preparados para assumir as funções de subscritores, justamente pela ausência de oferta de capacitação dentro das próprias empresas e no mercado.

Em 2008 empreendi com a Escola Nacional de Seguros – Funenseg um projeto que visava resgatar um pouco dessa história e oferecer ao mercado oportunidades de capacitação de pessoas por meio de três cursos: Inspeção de Riscos para Seguros, Gerenciamento de Riscos e Transferência por Seguros e, Subscrição de Riscos e Precificação de Seguros. Esses cursos rodaram o Brasil com turmas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Recife.

Agora em maio estaremos iniciando um novo ciclo, com uma turma do curso Inspeções de Riscos para Seguros, na Funenseg Rio de Janeiro, nos dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31/5 (2ª e 4ª Feiras), das 18h30 a 21h45. As inscrições estão abertas pelos telefones (21) 3094-1011/ 1012/ 1013/ 1014/ 1016/ 1017. O investimento é de R$ 900,00 em duas parcelas de R$ 450,00.

Além do certificado, os alunos receberão uma apostila e cópia dos slides. É uma oportunidade para pessoas que queiram se aprofundar no assunto, profissionais de seguradoras e prestadoras de serviço, mas também para corretores de seguros que queiram se capacitar para prestar um melhor serviço aos seus clientes, auxiliando-os na gestão de seus riscos.

Sergio Ricardo de M Souza Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com


.
  • listagem

Atenção:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário sobre esse vídeo. Se ainda não fez o seu cadatro, por favor, clique na área "Entre", no topo da página. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:


nenhum comentário