INCÊNDIO NA CATEDRAL DE NOTRE DAME – PARIS

15/04/2019 / FONTE: Sergio Ricardo


Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc.

As cenas são impressionantes. A Catedral de Notre Dame resistiu à Revolução Francesa, no século XIX, com muitos danos e, também, a ocupação nazistas (quase sem danos), mas está em chamas desde a manhã dessa segunda-feira, 15/04/2019.

A construção original é dos séculos XII/XIII, tendo sido várias vezes reformada, o que também estava ocorrendo agora, sobretudo no atop (parte de cima) e nas estruturas de telhados. Na imagem da imprensa francesa, a seguir, dá para perceber a presença de vários andaimes.

000-1fo1mz  

Não se tem ideia, ainda, das causas e da extensão dos danos e se a catedral tinha cobertura por seguro de incêndio e, provavelmente, o equivalente a Riscos de Engenharia, mas o Governo Francês provavelmente vai contribuir com a Igreja Católica na reconstrução, assim como muitas organizações nacionais e internacionais, por se tratar de um patrimônio da Humanidade e um dos mais importantes cartões postais de Paris.

Vale lembrar que por aqui a cobertura básica dos Seguros de Riscos de Engenharia cobriria os danos por incêndio daquilo que estiver sendo reformado e a cobertura adicional de Construções Circunvizinhas os bens entregues pelo contratante ao contratado, como seria o caso dos edifícios onde não estivesse sendo realizadas as reformas.

Acidentes acontecem, infelizmente, mesmo em ambientes religiosos. É necessário atuar em gerenciamento de riscos e proteção por seguros. Sempre!

Sergio Ricardo de M Souza

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e ex-Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ENS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. É, atualmente, coordenador acadêmico do MBA Saúde Suplementar (http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/), do MBA Gestão de Negócios de Seguros (http://www.ipetec.com.br/mba-em-negocios-de-seguros-ead/) e do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance na UCP. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros e resseguro (sergioricardo.gravitasap@gmail.com).

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: