As mudanças climáticas impõem repensar a nossa forma de viver e como utilizamos os recursos que estão disponíveis.
Na mesma linha, as pessoas querem viver mais e com mais saúde, o que significa a necessidade de mudar os hábitos alimentares, manter os músculos e saúde mental em dia.
Os centros urbanos estão mudando aos poucos e, cada vez mais, há um resgate dos espaços para que as pessoas possam caminhar em faixas exclusivas. Já se percebeu também que as bicicletas tomaram as ruas, não só para as atividades físicas ou lazer, mas como instrumento de locomoção para o trabalho e até compras.
Alguns shopping-centers, que já tinham espaços exclusivos para motocicletas, começam a se adaptar para destinarem espaços exclusivos para bicicletas, o que também começa a acontecer em estações de metrô, trens e barcas, além de terminais de ônibus.
Também já há estacionamentos para motos e bicicletas privados, alguns deles até com pequenas oficinas de reparos.
Por outro lado, os automóveis à combustão estão com os dias contados. Eles serão rapidamente substituídos por veículos movidos à eletricidade (baterias) ou híbridos, mas de toda forma o custo x benefício de adquirí-los será cada vez mais impeditivo, o que determinará a necessidade de migração para soluções mais baratas, eficientes e sustentáveis.
Todos nós já sabemos de tudo isso, mas para o mercado de seguros se torna imperativo uma virada de chave no sentido da oferta de produtos de seguros mais abrangentes e acessíveis para veículos de duas rodas, como motocicletas e bicicletas de todos os tipos, o que também passa pelo necessário registro das mesmas pelos órgãos públicos, para que possam ser rastreadas e já há até tecnologia para tal.
A oferta de seguros para bicicletas ainda é tímida, assim como a percepção da necessidade do seguro pelos clientes, mas acreditem que isso vai mudar rapidamente.
Talvez até mais importante que o seguro da bicicleta em si, contra roubo, furto e avarias, são as coberturas de morte acidental, invalidez por acidente, despesas médicas e odontológicas, além dos danos materiais e corporais à terceiros.
Portanto, já há nos produtos de seguros que estão no mercado uma gama de coberturas interessantes que podem compor um bom script de vendas para comercialização de seguros de Bikes e quem sabe até permitir construir carteira, além de ser um bom cartão de visitas para captar clientes para outros seguros.
Fica a dica.