Eleições x Seguros

21/09/2018 / FONTE: Sergio Ricardo


Por Sergio Ricardo de M Souza

Houve um tempo em que o mercado de seguros no Brasil era um dos mais engessados do mundo, o que impedia que viéssemos a crescer o que merecíamos, sempre com a desculpa de preservar o mercado contra o capital estrangeiro.

Quando, a partir de 1992, descobrimos finalmente, que investimentos não têm emoção e pátria, abrimos as portas às fusões e aquisições, fazendo com que o mercado saltasse para 6% do PIB.

Não será por decreto que serão aproximados os investidores, mas com políticas de fomento, estabilidade, regras claras e supervisão, mostrando que queremos fazer negócios. Já temos esse status, restando tornar de alcance privado os chamados seguros públicos (de acidentes do trabalho e outros) até para dar novo ordenamento à matriz social.

Em todo mundo as pessoas votam em quem tem sintonia com o setor que atuam e propostas relevantes. Por aqui, ainda temos pouca gente representando o mercado de seguros e ninguém (especificamente) representando o mercado de saúde suplementar, o que é uma grande miopia de oportunidade, pois há 70 Milhões de pessoas envolvidas.

Não há soluções simples que possam resolver problemas complexos e históricos.

O melhor ambiente de negócios sempre é o da tranquilidade, onde há oportunidades e inclusão social e muito debate de ideias.

Precisamos votar com consciência e convicção.

Sergio Ricardo de M Souza.

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ENS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com

Tags:

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: