Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 2 de maio de 2022 | Fonte: Sérgio Ricardo

Economia Criativa – Oportunidades para Corretores de Seguros

Já reparou que com o retorno das atividades presenciais a quantidade de eventos, festivais, espetáculos, feiras e filmes vêm crescendo? A própria pandemia criou um boom de campanhas publicitárias em todos os tipos de mídia e tem muita gente que se reinventou criando eventos online que literalmente “bombaram”.

O volume de atividades culturais gera mais de 850 mil empregos formais no país, sem falar de quem trabalha como freelancer ou prestador de serviço para o segmento, além de um mundo de oportunidades. As áreas que mais empregam dentro da economia criativa no Brasil são arquitetura, engenharia, design, eventos, moda e publicidade. Mas ainda se enquadram nesse contexto cinema, música, comunicação, games, artes visuais e televisão.

Os segmentos dentro da economia criativa podem ser separados em 4 grupos, no Brasil:

• Consumo (design, arquitetura, moda e publicidade)
• Mídias (editorial e audiovisual)
• Cultura (patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais)
• Tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC)

Para os corretores de seguros há um mar de oportunidades na cadeia da economia criativa ainda muito mal exploradas, mas que estão por aí, todos os dias, à espera de solução de seguros para riscos expostos que os organizadores mal sabem que existem, além de demandas tradicionais. Portanto, todos precisam de ajuda para gerenciar riscos e encontrar alternativas de transferência.

Não para por aí. A escassez de recursos naturais que já acontece em algumas regiões do planeta está exigindo soluções criativas para o desenvolvimento de novas fontes de energia, bem como no desenvolvimento de produtos que não prejudiquem o meio-ambiente, além da própria segurança alimentar e geração de empregos. Empresas estão cada vez mais buscando adotar estratégias de sustentabilidade dentro de seus projetos, produtos e serviços.
Todas essas iniciativas também fazem parte do leque da economia criativa.

economia criativa é um conceito definido por John Howkins, um professor inglês, que ficou conhecido pelo seu livro The Creative Economy: How People Make Money from Ideas (2001) – na tradução para o português, Economia Criativa: Como Ganhar Dinheiro com Ideias Criativas.

Como o próprio nome deixa claro, a criatividade é o ponto central nesse novo modelo de economia. Sendo assim, inclui todo o negócio que se utiliza da criatividade, conhecimento e capital intelectual para criar produtos e serviços. São atividades, ideias e processos que exploram o valor econômico da imaginação humana.

Estima-se que no Brasil a economia criativa já representa 3% do PIB e tem potencial para chegar rapidamente aos 10%.
Para corretores novatos (e para os já estabelecidos) eis uma excelente oportunidade de especialização e de criar assim um nicho de mercado para navegar em mar azul.

Quer se preparar para tudo isso?
MBA Seguros – https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/
MBA Saúde Suplementar – https://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/
Fica a dica!

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN