Criatividade nos Seguros Patrimoniais – Onde Está?

05/07/2016 / FONTE: Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc.


O mercado de seguros está sofrendo os efeitos da crise como todos os demais, mas talvez, a pior face da crise entre nós seja a incapacidade de colocar sobre a mesa vários assuntos que precisam ser discutidos, como por exemplo o que fazer para atender alguns segmentos da sociedade que até querem comprar seguros, mas não encontram soluções disponíveis para tal.

Esses dias recebi a consulta de um amigo corretor de seguros sobre como fazer para obter cotações para um edifício comercial de um cliente que estaria sendo alugado para um grupo empresarial, já que não se tratava de um condomínio e obviamente também não era uma empresa e, por conta disso, não encontrava seguradoras que quisessem cotar o seguro, pois o valor em risco do empreendimento era relativamente significativo.

A primeira solução que me veio na cabeça foi sugerir que ele exigisse o seguro no contrato de locação, ou seja, que a empresa que alugasse o imóvel o incluísse como beneficiário do prédio ao fazer seu seguro empresarial, mas fiquei pensando que isso não resolveria o problema, pois há uma série de coberturas que tem limitação de valor nos produtos de seguro e que talvez pudessem ser necessárias.

Da mesma forma que foi imposto pela legislação a cobertura ampla para condomínios as seguradoras poderiam pensar em coisa semelhante para os imóveis próprios ou para locação. Há muitas empresas imobiliárias e proprietários de imóveis carentes dessa solução. Obviamente, há dinheiro sobre a mesa para quem se aventurar a entender o mercado e criar soluções inteligentes.

Fica a dica. 

P.S. Estão encerrando esta semana as inscrições para o curso de extensão que vou ministrar no IBMEC Rio – Processos de Gerenciamento de Riscos e Seguros a partir de 11/07. Serão 24 horas-aula. O curso está confirmado. Informações e matrículas em http://www.ibmec.br/site/Detalhe-cursos-extensao-Duracao/rio-de-janeiro/centro/Cursos/Curso-de-Curta-Duracao/Processos-de-Gerenciamento-de-Riscos-e-Seguros

Sergio Ricardo de Magalhães Souza

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e  Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: