O sucesso nunca é garantido, mas o fracasso nunca é definitivo. Robert Schuller

saber sabendo - ensinando e aprendendo - por sergio ricardo

Corretores de Imóveis e de Seguros. Amigos ou inimigos?

10/05/2017 / Fonte: Por Sergio Ricardo de M Souza, MBA, M.Sc.

A principal atribuição dos corretores de seguros é auxiliar os seus clientes a transferirem o todo ou parte de seus riscos ao mercado de seguros. Para isso, além da capacitação e habilitação para tal, é necessário que estejam sempre atualizados e conheçam a fundo os produtos de seguros das seguradoras para que possam oferecer as melhores oportunidades de coberturas de seguros aos seus clientes, com condições favoráveis. Por este trabalho são remunerados com a comissão de seguros que não é transparente aos seus clientes, pois é paga pelas seguradoras, em contrapartida à comercialização realizada.

Os corretores de seguros são reconhecidos como o principal canal de distribuição de seguros, e em que pese a venda direta ser possível. Ocorre que a grande maioria das seguradoras prefere trabalhar com corretores de seguros, por motivos técnicos e econômicos, inclusive no “bankassurance”, onde a presença de corretores se tornou mais frequente nos últimos anos.

Reclama-se que a cultura de seguros no Brasil ainda não está consolidada e que, com isso, os corretores de seguros ainda têm um longo caminho para serem reconhecidos pela sociedade como representantes dos clientes frente às seguradoras, o que não acontece em outros países em que os corretores de seguros são muito mais respeitados, justamente pelo reconhecimento da sua capacidade de buscar as melhores soluções de seguros para seus clientes e que sem eles, os clientes teriam um enorme trabalho para encontrar os produtos de seguros adequados, as condições contratuais corretas e o melhor preço, sobretudo no acompanhamento de eventuais sinistros.

Os corretores de imóveis são responsáveis pela comercialização de imóveis postos a venda por seus proprietários. Para atuarem como tal necessitam de capacitação por meio de curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou curso superior de Gestão em Negócios Imobiliários.e registro que se dá por meio de exame promovido pelo CRECI regional. Representam os interesses dos proprietários, mas ao mesmo tempo são eles que procuram as melhores soluções para as pessoas que querem comprar imóveis, tendo um papel importante no desembaraço de papéis e da burocracia das transações imobiliárias, recebendo pelo seu serviço uma comissão da ordem de 5% do valor da transação.

Muitos proprietários querem transacionar seus imóveis sem utilizar os corretores de imóveis o que é absolutamente possível, mas exige muito cuidado, sobretudo porque em geral as pessoas não conhecem todo o trâmite necessário para adquirir e registrar um imóvel.

Os corretores de seguros e de imóveis se encontram e podem cooperar entre si, pois ambos tem clientes que podem precisar do serviço especializado de ambos.

Da mesma forma que no mercado de seguros, os corretores de imóveis podem se estabelecer como empresas especializadas. São as corretoras de imóveis, que geralmente ampliam a sua atuação para o mercado de administração de condomínios e de locação de imóveis.

O seguro de condomínio exige a intermediação de corretores de seguros tal é a sua especificidade e por ser triplamente qualificado pela legislação em vigor. Além disso há funcionários que precisam de seguros de vida e acidentes pessoais, dentro outros e planos de saúde, assim como os condôminos, que têm necessidades que vão desde o seguro de proteção contra a inadimplência, proteção do conteúdo das unidades e uma série de outros produtos de seguros. Por tudo isso, muitas administradoras de imóveis constituem corretoras de seguro cativas, geridas por corretores de seguros, para atender aos seus clientes.

Há muita sinergia entre os corretores de imóveis e de seguros que pode ser explorada por ambos, a partir de associação ou mesmo por acordo comercial.

Em tempos de crise e de vacas magras o que fica são as parcerias estabelecidas e o conhecimento adquirido.

Sergio Ricardo de M Souza Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com


  • listagem

Atenção:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário sobre esse vídeo. Se ainda não fez o seu cadatro, por favor, clique na área "Entre", no topo da página. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:


nenhum comentário