Como os Subscritores são formados?

10/11/2014 / FONTE: Sergio Ricardo


Em passado não muito distante dizia-se que a melhor escola para formação de bons técnicos e subscritores de riscos era o estágio obrigatório na área de inspeções.

Como as áreas de inspeção foram quase que integralmente terceirizadas, esta possibilidade é cada vez mais remota.

A pergunta que fica é como os subscritores são formados e quem cuida disso nas seguradoras. A resposta tende a ser complicada, pois não há, em geral, programas e investimentos neste sentido e, as pessoas, acabam aprendendo com os colegas de trabalho, de forma restrita e pouco qualificada.

Com este cenário vimos, na Escola Nacional de Seguros, que poderíamos, pelo menos, oferecer alguma opção de capacitação para quem quer se especializar no assunto ou para empresas que querem fazê-lo com seus funcionários.

A partir de agosto de 2013 ofertamos ao mercado o Programa de Formação Técnica em Subscrição de Riscos, com 3 cursos modulares e independentes de 24 horas aula cada, que por isso podem ser feitos em qualquer ordem. São eles:

Curso 1 – Gestão e Transferência de Riscos por Seguros
Curso 2 – Subscrição de Riscos e Precificação de Seguros
Curso 3 – Estratégias de Comercialização de seguros

Já ocorreram várias turmas no Rio de Janeiro, com grande sucesso e a expansão para outras unidades da escola começou em setembro, com a turma de Curitiba.

Estão sendo agendadas datas de lançamento em várias outras cidades.

Além das pessoas que já atuam na área de subscrição, os cursos têm sido muito procurados por corretores de seguros e de resseguros, pessoal que atua em resseguradoras e segurados. Todos querem ampliar conhecimento e se prepararem para as crescentes demandas do mercado.

O investimento em capacitação é a única forma de crescimento sustentável das pessoas.

Sergio Ricardo de Magalhães Souza

Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF, Mestre em Engenharia Mecânica, COPPE-UFRJ. Engenheiro Mecânico – IME/UGF. Doutorando em Engenharia de Produção na UFF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e do CVG – Clube de Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro da ABGP – Academia Brasileira de Gestão de Projetos e do PMI – Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers’ International Association (PRMIA) – International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP). Membro do NFPA – National Fire Protection Association. Membro da UBQ – União Brasileira da Qualidade – RJ. Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gestão Empresarial – ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, Ex-coordenador do MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA. Professor dos programas de Pós-Graduação da ESNS, UFF, FGV, IBMEC, FUNCEFET, IPETEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO,, TREVISAN, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Executivo do Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: