Quando alguém evolui tudo que está à sua volta Paulo Coelho

saber sabendo - ensinando e aprendendo - por sergio ricardo

Balões e irresponsabilidades

03/08/2017 / Fonte: Sergio Ricardo

frame-00-09-34.752Recebemos, todos, a notícia que o Velódromo Olímpico, uma das obras do legado da Rio 2016 foi acometido por um incêndio significativo e que o Ministério dos Esportes, por meio da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), não contratou seguro para as instalações, o que parece ser uma grande irresponsabilidade, sobretudo porque, como registrado pela imprensa, apesar de ainda pouco utilizado, trata-se de um investimento de R$ 137 Milhões e tem que manter a refrigeração ligada o tempo todo, em função das características do piso de madeira especial que ali foi instalado.

Queda de balões é um das principais fontes de grandes incêndios no Brasil, ainda mais no Rio de Janeiro, onde a completa falta de responsabilidade das pessoas e leis que não punem adequadamente os infratores, permitem, ainda, que eles sejam construídos, comercializados e colocados em voo, podendo vir a cair em qualquer lugar.

Um risco adicional é a colisão com aeronaves. Segundo o SNEA, há relatos de balões de até 60 metros de altura, carregando cangalhas com fogos e painéis cujo peso total ultrapassa 200 quilos. A colisão com uma ave de três quilos é suficiente para derrubar um avião. O impacto de um balão de 20 quilos com uma aeronave a 150 nós de velocidade (cerca de 277 km/h), usual nas aproximações para pouso, seria da ordem de quatro toneladas.

Voltando ao velódromo, vale ressaltar que o seguro incêndio é obrigatório e que não se justifica dizer que não havia especificações da Prefeitura para fazer o seguro. Ora, se é obrigatório é para todos.

É o meu e o seu dinheiro que vai pagar a conta da irresponsabilidade e da incompetência do Estado em gerir a coisa pública.

Sergio Ricardo de M Souza Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: sricardo@gravitas-ap.com


  • listagem

Atenção:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário sobre esse vídeo. Se ainda não fez o seu cadatro, por favor, clique na área "Entre", no topo da página. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:


nenhum comentário