Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 3 de agosto de 2017 | Fonte: Sergio Ricardo

Balões e irresponsabilidades

frame-00-09-34.752Recebemos, todos, a notícia que o Velódromo Olímpico, uma das obras do legado da Rio 2016 foi acometido por um incêndio significativo e que o Ministério dos Esportes, por meio da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), não contratou seguro para as instalações, o que parece ser uma grande irresponsabilidade, sobretudo porque, como registrado pela imprensa, apesar de ainda pouco utilizado, trata-se de um investimento de R$ 137 Milhões e tem que manter a refrigeração ligada o tempo todo, em função das características do piso de madeira especial que ali foi instalado.

Queda de balões é um das principais fontes de grandes incêndios no Brasil, ainda mais no Rio de Janeiro, onde a completa falta de responsabilidade das pessoas e leis que não punem adequadamente os infratores, permitem, ainda, que eles sejam construídos, comercializados e colocados em voo, podendo vir a cair em qualquer lugar.

Um risco adicional é a colisão com aeronaves. Segundo o SNEA, há relatos de balões de até 60 metros de altura, carregando cangalhas com fogos e painéis cujo peso total ultrapassa 200 quilos. A colisão com uma ave de três quilos é suficiente para derrubar um avião. O impacto de um balão de 20 quilos com uma aeronave a 150 nós de velocidade (cerca de 277 km/h), usual nas aproximações para pouso, seria da ordem de quatro toneladas.

Voltando ao velódromo, vale ressaltar que o seguro incêndio é obrigatório e que não se justifica dizer que não havia especificações da Prefeitura para fazer o seguro. Ora, se é obrigatório é para todos.

É o meu e o seu dinheiro que vai pagar a conta da irresponsabilidade e da incompetência do Estado em gerir a coisa pública.

Sergio Ricardo de M Souza Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail: [email protected]

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN