Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 25 de agosto de 2014 | Fonte: Sergio Ricardo de Magalhães Souza

Saber Sabendo – Ensinando e Aprendendo

Inaugurando esta nova coluna, quero registrar um pouco o passado. Em 11 de setembro de 2001, logo após as Torres Gêmeas caírem em Nova Iorque, recebi um e-mail de um amigo perguntando: “E agora, Serjão? Com toda essa tragédia como será que fica o mercado de seguros?” Respondi aquele e-mail copiando mais uma ou duas pessoas que foram participando com as suas opiniões e incluindo outras, que da mesma forma agregaram mais questões e opiniões à discussão. Falava-se de prejuízos, de eventuais coberturas de seguro e a cada resposta havia mais gente sendo incluída. Sem ter intenção acabamos criando um Fórum de Discussão e aproveitando os recursos que tínhamos inauguramos o Grupo Seguro, que se tornou um grande repositório de informações sobre vários temas de interesse de corretores de seguros, funcionários de seguradoras e fornecedores.

Quase que ao mesmo tempo o CQCS tomava fôlego a partir da visão empreendedora e aglutinadora do meu amigo Gustavo Dória Filho, que poucos dias depois também estava na lista de discussão do Grupo Seguros. Quase todas as pessoas que estavam ali acabaram se filiando também ao CQCS.

Por convite do Gustavo passei a escrever uma coluna no CQCS para dar corpo a uma das minhas paixões que é a educação e a capacitação de pessoas. Naquela época era o único colunista funcionário de uma seguradora escrevendo aos corretores de seguros. Tempos depois, o acirramento da vida corporativa e acadêmica fez com que pedisse ao Gustavo para me licenciar, prometendo voltar assim que me sobrasse um pouco de tempo. Por isso, passo a contribuir com esta nova coluna que leva o nome Saber Sabendo Ensinando e Aprendendo, para a qual, desde já, convido a todos a frequentar.

Estarei escrevendo quinzenalmente sobre a importância da formação de profissionais para o mercado de seguros, de sua capacitação e reciclagem e, a ideia é que possamos trocar experiências sobre o assunto, que julgo ser uma dos mais importantes de nosso mercado. Há muita coisa a discutir.

Pertencemos a um mercado que já tem uma importante participação no PIB, que cresce todos anos e que tem uma significativa importância social. Precisamos de pessoas bem formadas, capacitadas e aptas a enfrentar os desafios da globalização e da própria demanda dos segurados, por serviços melhores e por produtos inovadores.

O mercado de seguros também é um exemplo positivo de empreendedorismo. Cada corretor de seguros é um exemplo e uma história de sucesso.

Boas vindas ao Saber Sabendo Ensinando e Aprendendo.

Sergio Ricardo de Magalhães Souza

Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF, Mestre em Engenharia Mecânica, COPPE-UFRJ. Engenheiro Mecânico – IME/UGF. Doutorando em Engenharia de Produção na UFF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e do CVG – Clube de Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro da ABGP – Academia Brasileira de Gestão de Projetos e do PMI – Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers’ International Association (PRMIA) – International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP). Membro do NFPA – National Fire Protection Association. Membro da UBQ – União Brasileira da Qualidade – RJ. Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gestão Empresarial – ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, Ex-coordenador do MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA. Professor dos programas de Pós-Graduação da ESNS, UFF, FGV, IBMEC, FUNCEFET, IPETEC, UVA, CEPERJ, ESG, ECEME, ECEMAR, ESTÁCIO,, TREVIUSAN, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Executivo do Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN