Angélica Carlini

Advogada especializada em Direito do Seguro. Sócia e Diretora de Carlini Sociedade de Advogados. Docente do ensino superior. Doutora em Direito Político e Econômico. Doutora em Educação. Mestre em Direito Civil. Mestre em História Contemporânea. Pós-Doutorado em Direito Constitucional. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual.

Diálogos com o direito do seguro | 7 de dezembro de 2020 | Fonte: Angélica Carlini

Último mês do ano mais longo de nossas vidas

Começamos a viver o último mês de um dos anos mais longos e complexos de nossas vidas. Vamos nos despedir de 2020 daqui poucos dias e, no entanto, temos a sensação de que suas lembranças e experiências nos acompanharão por muito tempo.

A pandemia da COVID-19 ocupou quase todas as nossas ações e reflexões ao longo de 2020. O isolamento social, as mudanças no mundo do trabalho, na vida pessoal e familiar, nas relações sociais, tudo isso é impacto que ainda estamos processando por vezes com ganhos computados em nossa vida e, outras vezes, com grandes perdas e frustrações. Cada um de nós, com toda certeza, terá que dedicar um bom tempo para construir as reflexões sobre 2020 e pensar nas lições que aprendemos, nas experiências positivas que incorporamos e que poderão ser úteis para o futuro.

No âmbito do setor de seguros privados também foi um ano de mudanças e novidades, tanto no campo das relações com os clientes como nas relações institucionais e empresariais. Se nem todas as mudanças foram bem-vindas, o que é certo é que muitas simplesmente nos atropelaram e se instalaram em nossas vidas, como foi o caso do avanço tecnológico e do trabalho em home office. Nenhum de nós foi consultado se desejava essas mudanças mas, com a brevidade possível fomos impactados e obrigados a nos adaptar.
Palavras como resiliência e empatia foram repetidas a exaustão. Lives e webnars encheram a tela de nossos computadores o que aliás, muitas vezes, nos fez passar incontável número de horas olhando para a tela com a sensação que nosso dia começava e terminava em frente a essa caixa mágica que nos conecta com todo o mundo, literalmente

Sentimos saudade da liberdade de circular, viajar, encontrar as pessoas e descontrair. Aprendemos a gostar de reuniões virtuais e do tempo que ganhamos, do maior convívio com aqueles que amamos, das descobertas da tecnologia e de seus recursos infinitos e por vezes, tão práticos e eficiente. Em tudo há prós e contras. Como todas as mudanças esta também nos trouxe perdas e ganhos.

Com essa sensação de que perdemos e aprendemos, ganhamos e superamos, angustiados ou otimistas, vamos virar a página de 2020 em poucos dias e começar a construir um novo ano. Temos muita experiência para aplicar em 2021, temos também muito menos tempo para perder com bobagens e implicâncias, o valor da vida se impôs em meio a milhares de vidas perdidas em todo o mundo.

Não somos mais os mesmos mas, será que somos mesmo melhores? Será que podemos afirmar que saímos da experiência de 2020 com valores mais claramente humanistas e fraternos? Pode ser que ainda seja cedo para avaliar tantas mudanças e desafios que vivemos em 2020, mas, certamente não é cedo para projetarmos o que desejamos realmente para 2021.

E já sabemos que 2021 terá que ser um ano de reconstrução da economia, das oportunidades de emprego e trabalho, de superação, de racionalidade no consumo, de disseminação das ideias de educação financeira e securitária, de inclusão em seguros das camadas de baixa renda da população, de maior segmentação para todos as modalidades de seguros para que o setor possa atender maior quantidade de pessoas em suas diferentes necessidades e opções de vida.

Seguros residenciais que levem em conta a realidade do home office e das crianças estudando em casa; seguros de automóvel que levem em conta que as famílias poderão optar por morar parte do tempo em suas casas de praia ou nos sítios da família, onde antes só passavam férias e finais de semana; seguros de responsabilidade civil com cobertura para empregados que trabalham em casa ou em espaços de coworking; maior segmentação na área da saúde suplementar em especial porque a pandemia ensinou que atenção primária à saúde é muito importante na prevenção de doenças; seguros intermitentes para auto, residência, objetos como notebooks e aparelhos celulares; tantas possibilidades que se abrem! E tantas outras que ainda nem conseguimos imaginar, mas que, certamente poderão ser muito úteis a partir de agora.

O convite de 2021 é para sermos criativos, pragmáticos, objetivos, racionais, tudo sem perder a sensibilidade para identificar o que é melhor para o cliente, do que ele precisa e o que ele nem sabe que precisa mas, vai perceber que precisa em algum momento.

O convite de 2021 é para prezarmos a qualidade no relacionamento com cliente, com o órgão regulador, com as entidades de seguro, de representação do setor. E qualidade se consolida com conhecimento técnico, diálogo, troca de experiências e de ideias.\

O convite de 2021 é para menos “mimimi” e muito mais ação! O isolamento social não nos impediu de sermos ágeis e ativos e até que tenhamos vacina e o retorno da liberdade de movimentos, temos que prosseguir ativos mesmo sem sair do lugar, enxergar mais longe mesmo quando temos apenas a tela do computador para contemplar.

Comunicação digital, inteligência artificial, blockchaim, aplicativos, nada substitui a capacidade humana de interagir, de dialogar, de construir soluções em grupo, de agregar equipes na busca de resultados planejados e perseguidos com esforço conjunto.

O convite de 2021 é para que caminhemos com leveza, harmonia e muita determinação. Só assim será possível superar os problemas que 2020 nos trouxe, os desafios que colocou em nosso caminho, as tristezas e superar tudo isso para fazer do novo ano um momento de oportunidades, descobertas, alegrias e projetos.

Feliz 2021 para todos nós! Obrigada 2020 por ter nos testado e provocado. Nossa resposta de superação vai guiar nossos passos no caminho de um novo ano muito feliz!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN