Pessoal … a crise é real.
Os investimentos estão sendo postecipados para 2016 e a palavra de ordem é reduzir custos .
Para os segurados a única saída é ter um posicionamento mais sério em relação aos riscos patrimoniais e pessoais a que estão expostos, no sentido de blindar o que é mais valioso.
O papel dos consultores e corretores de seguro neste momento é fundamental e tempestivo, porque é em tempos como esse que se edificam os alicerces para as grandes construções, de forma sustentável.
No último final de semana estive em Curitiba com uma turma de 26 pessoas falando de Estratégias de Marketing e Comercialização de Seguros. Ressaltava que é o momento para repensar os negócios e a forma de fazê-los, investindo em metodologias inovadoras atendimento diferenciado, funil de vendas e em planejamento. Todos saíram cheios de ideias e espero que tenham dormido mal pela ansiedade de colocar em prática muitas novidades, na segunda-feira e durante esta e as próximas semanas.
Sobretudo é necessário pensar muito. Rever conceitos arcaicos na certeza de que o que vinha dando certo no passado pode não levar a empresa mais longe. A boa notícia é que isso não é um bicho de sete cabeças. Basta tempo e um pouco de organização.
Um bom exemplo de coisas simples a fazer é rever contatos. Um pouquinho de tempo dedicado a isso deve mostrar que seu cadastro nada mais é que uma referência do passado, bem desatualizado.
Se for assim, como você vai fazer para informar aos seus clientes e prospects que você está apto a auxiliá-los nesta crise?
Há pessoas que insistem em errar e fazer as mesmas coisas, usando as mesmas receitas que nunca as levam para frente. Essas pessoas querem ser felizes e progredir, mas não conseguem enxergar que as suas atitudes as paralisam no tempo e que não fazem evoluir.
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Sergio Ricardo de Magalhães Souza Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF, Mestre em Engenharia Mecânica, COPPE-UFRJ. Engenheiro Mecânico – IME/UGF. Doutorando em Engenharia de Produção na UFF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e do CVG – Clube de Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro da ABGP – Academia Brasileira de Gestão de Projetos e do PMI Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers International Association (PRMIA) International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP). Membro do NFPA National Fire Protection Association. Membro da UBQ – União Brasileira da Qualidade – RJ. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gerência de Riscos da ESNS. Coordenador Acadêmico do MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, Coordenador do MBA Saúde Suplementar na UCP/IPETEC, Ex-coordenador do MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA. Professor dos programas de Pós-Graduação da ESNS, UFF, FGV, IBMEC, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Executivo do Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento especializada em seguros e resseguro. e-mail: [email protected]