Coluna - Heróis sem Capa | 20 de julho de 2022

Esperança que nos renova

Embora a vacina tenha chegado aos brasileiros, 2021 foi o ano mais crítico da pandemia devido à quantidade de óbitos. Fechamos o ano com a triste marca de 600.000 mortes por Covid, registradas desde o início de 2020. Diante deste lamentável cenário, o Instituto da Criança – IC – continuou atuando para mitigar o impacto da doença e suas consequências. Foram realizadas campanhas junto a parceiros, beneficiando famílias de diversas comunidades. A Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por exemplo, investiu sob a gestão operacional e financeira do IC, 6 milhões de reais para beneficiar 11.689 famílias em 43 comunidades e apoiar 18 munícipios na vacinação e outras ações na área da saúde. Além disso, o IC finalizou a gestão operacional das ações de saúde no Movimento União Rio com 448 leitos, mais de 1 milhão de EPI´s e 133 consultórios reformados.

Destaco o início da parceria do União BR – movimento que une ONGs, empresas privadas e sociedade civil de todo o país com o objetivo de oferecer suporte para quem foi impactado pela pandemia e outras causas imprevisíveis, arrecadando doações para atuar em regiões diversas do país – com o IC, foi fundamental para consolidar resultados expressivos. Mais uma vez, o IC atuou como gestor operacional, gerenciando os recursos e a obra de ativação de uma área com 1.400 m2 para o atendimento a pacientes pós-covid, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro.

Mesmo com um cenário turbulento, diversas empresas investiram em novos projetos e ações sociais, demonstrando que além de mitigar os impactos emergenciais, é necessário deixar legados e estruturar ações sustentáveis. O IC avançou nas áreas de projetos e consultoria, oferecendo soluções customizadas para empresas como a Rede D´Or São Luiz, XP Investimentos, NTS, Glaxo Smith Kline – GSK, Multiplan, Aliasnce, Pierre Fabre entre outras.

Por fim, destaco o meu especial agradecimento a incrível equipe de colaboradores e voluntários que viabiliza a entrega dos resultados de forma competente, ágil e eficaz. E, claro, a nossa gratidão a todos os doadores e cotistas que estão ao nosso lado se mantiveram presentes com suas doações de competências, conhecimento e recursos financeiros.

Vamos em frente, aperfeiçoando nossa rede articulada de solidariedade com amor e competência. Que juntos possamos superar os resultados almejados, promovendo o desenvolvimento humano, inspirando o exercício da solidariedade e mantendo sempre a coerência dos valores que nos trouxeram até esse momento. Afinal, toda vez que melhoramos a condição de vida de um outro ser humano, nos reconhecemos úteis em poder servir para que outras vidas vivam melhor.