Notícias | 30 de maio de 2016 | Fonte: CQCS | Ivan Netto

Diretor comercial da MetLife para o interior de São Paulo quer estar cada vez mais próximo ao corretor

1aO corretor de seguros é o principal canal de vendas de vida, dental e previdência da MetLife no Brasil. O diretor comercial regional da MetLife para o interior de São Paulo, Jaime Neto, sabe disso e quer fazer dele, mais do que nunca, um aliado.

O caminho para fortalecer a parceria, segundo Jaime, é facilitar a estes profissionais o acesso os serviços da companhia e oferecer treinamento e capacitação para que o corretor esteja preparado para desenvolver novos negócios.

Responsável pelo desenvolvimento das estratégias de vendas para o canal de corretores no interior paulista, Neto é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como diretor comercial na ACE, tendo passado pela gerência regional à frente da equipe comercial do Itaú nas regiões de Minas Gerais e Centro-Oeste do Brasil.

Ele é o convidado desta semana da coluna 8 Pontos. Confira!

1. Como foi a sua trajetória profissional até aqui?
Comecei minha trajetória profissional como trainee em 2002 na Fiat Automóveis atuando no segmento de logística. Minha experiência na área de seguros começou em 2007, quando fui trainee no Unibanco AIG (Posteriormente Itaú Seguros) como executivo de contas na região de Belo Horizonte, focado principalmente em corretores multinacionais. Em 2009, ainda no Itaú Seguros, tornei-me gerente regional de Minas Gerais e Centro-Oeste do país, responsável por uma carteira de aproximadamente R$ 200MM nos segmentos de P&C e Benefícios. Em 2012, mudei-me para São Paulo e estive a frente da Diretoria de Clientes Corporativos e contas multinacionais do Itaú Seguros, carteira vendida em 2014 para a ACE, onde atuei até março de 2016 quando passei a fazer parte do time da MetLife, à frente da diretoria comercial regional para o interior de São Paulo.

2. Qual é a importância da região do interior paulista para a MetLife?
O interior paulista é uma região fortemente industrializada e caracteriza-se por uma economia de grande porte e bastante diversificada. A região é um polo de atração de novos investimentos e com a presença de grandes companhias, vemos oportunidades de fortalecer nossa atuação. Com uma força econômica superior a de alguns países da América Latina, a região é extremamente estratégica para o crescimento da MetLife no Brasil. O nível dos corretores do interior de São Paulo é muito alto, trazendo com isso grandes oportunidades alinhadas ao perfil que a MetLife busca, seja no médio mercado ou em clientes corporativos e multinacionais. Para isso, precisamos ter um time preparado para identificar e desenvolver parcerias neste ambiente tão promissor.

3. Como você enxerga o desafio de assumir essa diretoria?
Ao longo da minha carreira, aceitei grandes desafios e não tenho dúvida de que estar à frente da diretoria comercial da MetLife para o interior paulista é o maior deles. O presidente da nossa companhia, Raphael de Carvalho, reforça a cada conversa a importância de estarmos cada vez mais próximos aos corretores da região. Isso reflete toda a estratégia da empresa e os diversos investimentos que têm sido feitos para aproximar a MetLife de nossos parceiros. Um projeto como este chama atenção e é um marco na carreira de qualquer profissional. Ter a missão de identificar, desenvolver e potencializar parcerias com os corretores da região é algo que está 100% alinhado com o que eu buscava para a minha carreira. Nestes meses de atuação, minha agenda está extremamente acelerada e tenho visitado diferentes cidades para conhecer nossos parceiros. Essa agenda tem um cronograma longo, mas estamos tentando reduzir ao máximo o prazo deste trabalho inicial. Finalmente, trazer toda a solidez da Marca MetLife, já consolidada nos maiores mercados do mundo, para a região, é um objetivo institucional e pessoal.

4. Quão importante é o corretor de seguros para o crescimento da companhia?
O corretor de seguros é o principal canal de vendas de vida e dental da MetLife no Brasil. Em um tempo de crise econômica, em que a maioria das companhias estão focadas em savings, a MetLife investe na busca da aproximação e relacionamento com os corretores da nossa região e minha chegada reforça essa comportamento e o time comercial que já atuava na região.

5. Qual é a sua estratégia para se aproximar dos corretores da região?
Nossas principais estratégias são facilitar o acesso dos corretores aos serviços da MetLife, oferecer treinamento e capacitação para que o corretor esteja preparado para desenvolver novos negócios. Estamos ampliando também nossas ferramentas e tecnologias de gestão para que os corretores contem cada vez mais com a MetLife para estabelecer bons negócios. Temos uma equipe concisa realizando um ótimo trabalho na região e nossa atuação pessoal é uma importante ferramenta para o corretor.

6. Como a MetLife vem ajudando os corretores a enfrentarem esse período de crise?
Já passamos por momentos mais turbulentos que este e temos que nos lembrar de que é um momento de parceria e proximidade. Com desempenho mais tímido do mercado, estar próximo dos corretores nos ajuda a entender quais as reais necessidades dos clientes para garantir que o corretor mantenha seu faturamento e garanta novos negócios. Conforme falei anteriormente, estamos investindo em soluções para trazer mais autonomia ao corretor com foco em eficiente operacional, assim o corretor pode focar em ampliar seu negócio.

Somos uma seguradora com DNA de benefícios, o que é um diferencial no mercado de vida e planos odontológicos. Nesta linha, também temos produtos complementares para a carteira do corretor e, além do seguro de vida em grupo, ele pode contar com seguros individuais da MetLife para ampliar sua receita com os atuais clientes.

Este ano também estamos trabalhando para incentivar o corretor ainda amais. A Liga MetLife, nossa campanha de incentivo, foi remodelada nesse momento desafiador do país e oferece benefícios para renovação, vendas novas e também para reconhecer o desempenho ao longo do ano. Os corretores gostaram das novidades e prova disso é que a campanha de incentivo já bateu recorde e teve 40% a mais de adesões do que todo o resultado de 2015, apenas 2 meses o lançamento.

7. Quais são os planos para os próximos meses na região?
Nestes quase 60 dias úteis na MetLife, estive exclusivamente visitando corretores em 34 dos novos escritórios, várias das ocasiões acompanhado pela Cássia Gil – VP Dental & Comercial Canal Corretores – e pelo nosso Presidente. Isso reforça nosso foco no relacionamento e na proximidade com o corretor. A ideia é continuar com esta rotina intensa de visitas e somar isso à nossa agenda de eventos dos próximos meses em parceria com o Sincor, nossos treinamentos sobre planos odontológicos e de comunicação da Liga MetLife. São mais de 25 encontros agendados para os próximos meses!

8. Por favor, deixe uma mensagem aos corretores de seguros.
Minha missão na região é tornar o corretor de seguros, que já trabalha ou deseja trabalhar o mercado de benefícios, parceiro da MetLife. Temos os produtos e ferramentas certas para possibilitar a expansão das carteiras dos corretor, oferecendo atendimento personalizado e qualificado para clientes diferentes, empresas de todos os portes e pessoas.

Nosso time comercial, e eu, pessoalmente, estamos disponíveis para entender os corretores da região e, com o suporte da estrutura global da MetLife, ampliar os negócios dos corretores na região, fazendo no dia a dia um trabalho com credibilidade e com foco em parceria.

Contem conosco!

Um comentário

  1. Vanusa Rita Sales Melgaço

    7 de junho de 2016 às 18:28

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