Notícias | 6 de fevereiro de 2014 | Fonte: G1 | S.Carlos

Roubo de veículos aumenta 16% e eleva valor do seguro

Segundo PM, 70% dos carros furtados ou roubados são recuperados.

Procura por seguro nas corretoras aumentou 20% no ano passado.

O número de roubos e furtos de veículos em Rio Claro (SP) aumentou 16% no ano passado, em comparação com 2012, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Polícia Militar informou que 70% desses veículos foram recuperados, contudo o crescimento desse tipo de crime fez o preço do seguro aumentar até 16% em algumas regiões da cidade.

Segundo a SSP, em 2013 foram 1.213 roubos e furtos de veículos registrados na cidade. Desses carros, 830 foram recuperados, de acordo com a PM. Grande parte dos veículos foi achada de dois a três dias depois do crime. Em outras cidades da região a situação é semelhante, mas em Itirapina (SP), por exemplo, 29 carros foram recuperados e apenas 4 foram roubados. “Devido a sua localização próximo à rodovia Washington Luiz, acaba sendo um local de abandono dos veículos”, afirmou o tenente Isaac Silva de Oliveira.

Muitos assaltantes roubam carros para cometer outros crimes. Na última sexta-feira (31), por exemplo, um veículo foi abandonado por uma quadrilha que explodiu caixas eletrônicos em Boa Esperança do Sul (SP). O delegado seccional de Rio Claro, Francisco Martins Hopper, diz que na cidade não há desmanches. “No ano passado foi aprovada uma lei que regulariza o comércio de peças de veículos, e isso coíbe a receptação”, comentou.

Insegurança

Os moradores estão inseguros. Uma mulher, que preferiu não ser identificada, foi mais uma vítima dessa violência e o prejuízo só não foi maior porque os dois carros que foram levados foram recuperados. “Eu estava saindo para o trabalho e fui surpreendida no portão de casa, levaram os dois carros, o meu foi encontrado uma semana depois e outro foi encontrado 15 dias depois na cidade vizinha”, contou.

Este medo faz aumentar a procura por corretoras de seguros, que registraram um aumento de 20% na procura no ano passado. O preço do seguro em Rio Claro é um dos mais altos do país. “São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos, que são cidades bem maiores e depois Rio Claro, com custos bem superiores”, afirmou o corretor Luiz Antônio Pinheiro.

O seguro fica até 16% mais caro em algumas regiões da cidade. O Centro, os jardins São Paulo 1 e 2, o Mãe Preta e o Cervezão são os bairros onde acontecem mais roubos e mesmo quando são recuperados a maioria volta danificada. “Falta pneu, banco, motor, escapamento, dificilmente acha um carro 100% para entregar para o cliente novamente”, disse Pinheiro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN