Notícias | 16 de abril de 2015 | Fonte: CQCS | Denise Bueno

Resseguros deve avançar até 7% em 2015

DSC_0416Otimismo moderado. Esse é o sentimento de Paulo Pereira, presidente da Fenaber (Federação Nacional das Empresas de Resseguro), ao avaliar as perspectivas do mercado resseguardor brasileiro para 2015. Ele conta que desde que o mercado ressegurador foi aberto o crescimento foi de dois dígitos. De 2008 até o final de 2014 os prêmios passaram de R$ 3,8 bilhões para R$ 9,1 bilhões.

“Pegamos o momento que a economia ia muito bem, o que consolidou o crescimento do setor”, comenta. Para 2015 ele afirma que algumas coisa prejudicam o crescimento do resseguro. “Estamos passando por um ajuste econômico importante, que vai causar recessão. Vamos ter cerca de três anos dificeis pela frente. Mas nesse período temos investimentos importantes que o governo não vai poder deixar de fazer, como algumas agendas do PAC”, lamenta.

Segundo o presidente da Fenaber, o mercado ressegurador deve avançar entre 5% e 6% neste ano. “Deixamos o crescimento de dois dígitos para um dígito devido ao ajuste econômico, a falta de investimentos e as consequências da Lava Jato, que emperram contratos que com as principais construtoras do país citadas nas investigações”.

Quanto as indenizações que as ressegudoras estimam pagar em consequência da Lava Jato, o impacto deve afetar os nichos de garantia e de D&O. “Vale lembrar que fraude não tem cobertura. Já em garantia, as resseguardoras estão levantando suas posições em obras paralisadas por falta de repasse de verbas para mensurar possíveis perdas”.

De acordo com ele, algumas fusões estão em curso entre resseguradoras mundialmente e que têm impacto no Brasil, bem como alguns players podem rever seus investimentos diante deste cenário recessivo e fazer desinvestimentos.

Ele comemorou o sucesso do 4o. Encontro de Resseguro: “É um sucesso absoluto, com 570 inscrições e temas importantes para o mercado brasileiro.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN