Notícias | 10 de março de 2016 | Fonte: CQCS

Rating para seguradoras é tema de seminário

O que é rating? é uma nota que as agências internacionais de classificação de risco de crédito atribuem a um emissor (país, empresa, banco) de acordo com sua capacidade de pagar uma dívida. De maneira bem simples é isso, mas pra que serve? Para indicar ao mercado a saúde da empresa. Mas como ele é feito?

Esse foi o tema do seminário organizado pela Escola Nacional de Seguros que aconteceu nessa quarta-feira, em São Paulo.

O evento foi uma boa oportunidade para que as seguradoras interessadas em conhecer como é construído o modelo de rating das agências de risco.

Especialistas da A.M. Best, empresa americana com escritórios em diversos países, explicaram aos participantes os itens considerados para a montagem do rating.

Marcus Clementino, responsável pelo desenvolvimento de negócios no Brasil, fez a abertura do evento junto com Tina Bukow, assistente da vice-presidência para desenvolvimento de negócios. Ele explicou que o fato de o Brasil ter caído na classificação de agências isso não influencia na classificação das empresas.

John Andre, vice-presidente de rating da A.M. Best e Scott Mangan, analista financeiro sênior da companhia, falaram das ferramentas que são analisadas para a formação do rating. Mangam lembrou que entre as ferramentas de subscrição estão as catástrofes naturais, a linha de negócios e de investimentos da empresa analisada. Andre lembrou que o cenário atual é cheio de regulações que devem ser seguidas pelas seguradoras.

A dupla de executivos detalhou à plateia os itens que são vistos: análise anual (avaliação da qualidade de gestão e do nível de risco das companhias); análise da concorrência; qualidade de serviços, otimização de processos internos e estudos específicos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN