Notícias | 28 de outubro de 2014 | Fonte: Valor Econômico

Produto voltado à baixa renda ganha espaço

Criado na Índia, o microsseguro, voltado à população de baixa renda, dá os primeiros passos no Brasil. A categoria de seguros, que conta com prêmios mensais baixos, estrutura administrativa simplificada e foi regulamentado há poucos anos, atrai a atenção das seguradoras, apesar de seus resultados modestos. Quando comparado a outras modalidades, o microsseguro é considerado pelas seguradoras porta de entrada para milhões de potenciais clientes no Brasil.

De acordo com dados da Superintendência de seguros privados (Susep) no começo deste ano havia 16 empresas habilitadas a oferecer a seus clientes esses produtos. Seis meses depois, o número saltou para 22 companhias. Para a autarquia, a informação confirma que nem mesmo a desaceleração da economia freou o ânimo de clientes e seguradoras.

A Bradesco Seguros, por exemplo, comercializou seu primeiro microsseguro em maio do ano passado na Rocinha, no Rio de Janeiro. De lá para cá, a empresa atingiu a marca de 15 mil vendas por mês nessa modalidade. Segundo Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros, a modalidade alcançou um faturamento expressivo. Serve para mostrar, em sua visão, que o segmento apresenta bom potencial. “Fizemos muitas pesquisas para entender o que esse consumidor desejava. E hoje estamos colhendo esses resultados na prática. Vemos que as pesquisas indicaram o caminho correto”, diz.

Entre as proteções mais procuradas, de acordo com o executivo, estão as que protegem contra acidentes pessoais, posto que em grandes cidades são comuns acidentes no caminho entre casa e trabalho. Além desse, o seguro residencial também é bastante procurado, pois em muitos casos a residência é também local de trabalho, como um pequeno comércio.

O seguro funeral também atrai a atenção dos clientes de microsseguro. De acordo com o professor do Ibmec especializado no segmento, José Antônio Varanda, é comum em bairros populares os vizinhos testemunharem as dificuldades por que passam outros moradores quando precisam realizar o funeral de um parente próximo. A proteção do seguro funeral possui bastante entrada nesses segmentos. Varanda lembra que a venda de microsseguros possui particularidades. Por estarem concentrados em comunidades, esses serviços costumam apresentar melhores resultados quando vendidos por moradores do local. “As pessoas confiam mais nos vizinhos.”

No caso da Bradesco Seguros, os microsseguros são vendidos em agências e correspondentes. Hoje a modalidade é vendida em mil agências bancárias localizadas em regiões de baixa renda e por meio de 700 correspondentes. O plano da seguradora é a partir do ano que vem vender esses produtos em todas as agências e em 12 mil correspondentes bancários em todo o Brasil.

Um comentário

  1. FLAVIO DE OLIVEIRA FARIA

    29 de outubro de 2014 às 11:35

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN