Notícias | 25 de abril de 2015 | Fonte: Escola Nacional de Seguros

Presença marcante no Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

Foi realizado nos dias 14 e 15 de abril, o 4º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que contou com a presença de mais de 500 executivos dos mercados de seguros e resseguro, do Brasil e do exterior. Nessa edição, que teve como tema “Resseguro: Apoiando o Desenvolvimento”, foram debatidos assuntos como cenário energético brasileiro, expectativas econômicas para o País e desafios e oportunidades para o setor na América Latina.

A qualificação profissional também teve lugar no evento. O presidente da Escola, Robert Bittar, compôs a mesa solene na cerimônia de abertura. “A Escola é uma grande parceira no aprimoramento dos agentes que atuam nesse mercado, sempre mantendo um olhar atento às necessidades de capacitação”, declarou.

Bittar também destacou algumas atividades que têm relação direta com o resseguro, como as parcerias internacionais, a Certificação de Proficiência em Resseguros (CPR), lançada em 2014, e o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), criado em setembro passado e que vem se debruçando sobre três grandes temas que impactam o setor: mudanças climáticas, mortalidade no trânsito e demografia brasileira.

Exame avalia conhecimentos em resseguros

Ainda na manhã do primeiro dia do evento, a diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, falou aos participantes sobre a CPR, desenvolvida com apoio da Fenaber e que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos profissionais de resseguro. “Aplicamos o primeiro exame no final do ano passado e, em julho próximo, realizaremos a segunda edição”, informou.

Maria Helena aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de cursos preparatórios presenciais para o exame, que estão com inscrições abertas no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), e a publicação de manuais de estudo, que trazem cases e análises sobre resseguro.

No segundo dia de atividades, o diretor do CPES, Claudio Contador, coordenou o painel “Perspectivas do Século XXI”, que contou com palestra de Paulo Vicente dos Santos Alves, professor da Fundação Dom Cabral. Claudio comentou o processo de mudança pelo qual o mercado de resseguro vem passando desde a abertura, ocorrida em 2008.

“O desempenho das resseguradoras nacionais está quase emparelhado com o das internacionais. Isso demonstra a adoção de novas e melhores práticas, que proporcionaram um verdadeiro salto qualitativo. Tenho certeza de que o desempenho será igual em 2015”, avaliou.

Também estiveram presentes ao Encontro outros três dirigentes da Escola: Renato Campos (diretor executivo), Mario Pinto (diretor de Ensino Superior) e Lauro Faria (assessor da Diretoria Executiva).

A Escola contou, ainda, com estande onde vendeu publicações com 50% de desconto, divulgou produtos como os exames e cursos da CPR e os MBAs Executivo em Seguros e Resseguro e Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro. Exemplares das revistas Cadernos de Seguro e Tudo Sobre Seguros foram distribuídos gratuitamente aos participantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN