Notícias | 6 de maio de 2014 | Fonte: Valor Econômico | Thais Folego

Porto Seguro reajusta preços para enfrentar aumento de roubo e furtos

A Porto Seguro reajustou os preços dos seguros de automóveis para fazer frente ao aumento da frequência de roubo e furto de carros nas capitais do país, principalmente no eixo entre Rio e São Paulo.

“Nossos preços já foram reajustados, acabamos nos posicionando mais rápido que a concorrência nesses casos, mas já percebemos o mercado também se ajustando”, disse o presidente da Porto Seguro, Fabio Luchetti, em teleconferência com analistas para comentar os resultados do primeiro trimestre.

Luchetti mencionou dados da Secretaria Pública do Estado de São Paulo que mostram que a frequência de roubo e furto de veículos no Estado aumentou 15% de janeiro a março.

Isso fez com que a sinistralidade da seguradora — indicador que mede a relação entre a receita e o pagamento de indenizações — subisse 2,3 pontos percentuais no período, para 58,2%. Nesse caso, quanto maior o índice, pior.

Luchetti disse que a sinistralidade não deve ficar nesse patamar mais alto. A companhia espera que a nova lei de desmanche de veículos do Estado de São Paulo, que deve entrar em vigor no segundo semestre, e a logística de policiamento diferenciada para a Copa do Mundo diminuam a frequência de roubos. Segundo o executivo, em abril a frequência continuou alta, mas por conta dos reajustes de preços a sinistralidade ficará estável.

O resultado financeiro melhor no começo do ano compensou o menor resultado operacional da seguradora. Essa linha cresceu 123% na comparação com igual trimestre de 2013, para R$ 209,6 milhões. Marcelo Picanço, diretor financeiro e de relações com investidores da Porto, explicou que esse desempenho foi resultado do maior CDI médio nesse trimestre em relação a um ano. A rentabilidade dos recursos em carteira, excluindo os ativos de previdência, foi de 92% do CDI no período, ante 50% do CDI um ano antes.

A Porto Seguro reportou lucro líquido de R$ 150,7 milhões no primeiro trimestre, com avanço de 41,6% em relação a igual período do ano passado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN