Notícias | 12 de novembro de 2015 | Fonte: BB MAPFRE

GRUPO BB E MAPFRE e USP promovem debate sobre gestão de recursos hídricos e energia sustentável no agronegócio

Realizados em parceria com a USP, os eventos fomentam o compartilhamento de conhecimentos, tecnologias e informações de relevância para a sociedade

São Paulo, 12 de novembro de 2015 – O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, em parceria com o IEE (Instituto de Energia e Meio Ambiente) da Universidade de São Paulo/USP, realiza dois importantes eventos até amanhã: o V Encontro Internacional da Governança da Água (de 10 a 13 de novembro) e o 10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural – X AGRENER GD 2015 (de 11 a 13 de novembro), ambos em São Paulo (SP).

A união com a principal universidade pública do Brasil é fruto do posicionamento sustentável adotado pelo GRUPO BB E MAPFRE, que apoia encontros capazes de motivar debates de alto nível sobre as novas demandas e necessidades da sociedade, bem como sobre os desafios, as oportunidades e as melhores práticas de sustentabilidade no mundo dos negócios.

“No GRUPO BB E MAPFRE, procuramos adotar um novo olhar para os negócios, entendendo e endereçando as externalidades socioeconômicas e ambientais que afetam o setor de seguros. Para isso, firmamos parcerias com instituições de reconhecida atuação na sociedade com o objetivo de viabilizar a realização de eventos que promovam o debate sobre temas materiais e atuais relacionados a novas tecnologias, crise hídrica, mudanças climáticas etc.”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.

V Encontro Internacional da Governança da Água – Além de compartilhar conhecimentos e estimular novos caminhos para enfrentar os desafios relacionados à governança da água, o evento vai aprofundar o entendimento sobre os contextos ambiental e climático, que podem representar riscos e oportunidades ao agronegócio. Além disso, serão promovidos debates sobre demais materiais como: crise global da água; escassez hídrica e clima: desastres e riscos; conflitos e justiça ambiental no contexto da escassez hídrica; estratégias organizacionais: o estado frente à escassez hídrica – experiência internacional; e mobilização e comunicação.

Ao todo, serão promovidos cinco debates com a participação de especialistas e acadêmicos nacionais e internacionais, que apresentarão estudos e cenários para a utilização do recurso a partir do ponto de vista industrial, rural e individual e dos desafios externos, como conflitos territoriais, legislativos e mudanças climáticas.

10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural – X AGRENER GD 2015 – Com o tema “Meio Urbano, Meio Rural e Desenvolvimento Sustentável”, o evento contará com 21 palestras e debates sobre os desafios, oportunidades, tecnologias e legislação na produção de energia no Brasil, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Entre os temas apresentados, destacam-se aqueles com maior relevância para o setor de seguros e relacionados aos resíduos agroindustriais, à agricultura familiar e aos conceitos sobre a conservação, uso de energia e planejamento energético, que são relevantes diante de um contexto de alteração na matriz energética atual.

“O modelo de sustentabilidade do agronegócio passa por uma mudança de paradigmas. É preciso pensar além das lógicas de plantar e colher e ficar atento a outras variáveis naturais, como as mudanças climáticas e catástrofes ambientais, ou legais, ligadas aos riscos e aos resíduos agroindustriais. Dessa forma, criamos um novo cenário para o processo de desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas, florestais e pecuárias”, aponta Wady Cury, diretor geral de Agronegócios e Habitacional do GRUPO BB E MAPFRE.

O X AGRENER DG 2015 é organizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP e conta com o patrocínio da Fapesp e da Capes, além de patrocínio privado do GRUPO BB E MAPFRE.

Serviço – V Encontro Internacional da Governança da Água

Data: 10 a 13 de novembro

Local: Auditório do IAG/USP – Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo

Programação: http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/evento/v-govagua-v-encontro-internacional-da-governan%C3%A7a-da-%C3%A1gua

Serviço – X AGRENER GD 2015

Data: 11, 12 e 13 de novembro

Local: Av. Prof. Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária – Auditório da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP

Programação: http://www.iee.usp.br/agrener2015/?q=programa%C3%A7%C3%A3o

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN