Notícias | 4 de junho de 2014 | Fonte: Paulo Florêncio

Descarregamento de bateria é a principal causa de panes nos veículos que circulam no Brasil

Problema na bateria, colisão, pneu furado, perda da chave e alagamento causado por enchente estão entre as cinco principais causas de panes nos veículos que circulam pelas cidades brasileiras. É o que mostra um levantamento realizado pela Liberty Seguros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, com base na análise de 123.708 mil solicitações de atendimento feitas pelos segurados da companhia.

A campeã das panes é a bateria descarregada. Do total de chamadas recebidas pela seguradora para socorro nas ruas, 73,10% foram ocasionados por problemas no dispositivo.

A bateria dura em média dois ou três anos, mas pode ter a vida útil reduzida se não tiver os devidos cuidados:

Ø Dar partidas com o farol ou luzes internas ligadas, esquecer faróis e luzes acesas, instalação indevida de acessórios são exemplos que reduzem a vida útil das baterias.

Ø Deixar o carro parado sem funcionamento por um período longo também danifica a bateria. Se o carro fica parado por mais de 20 ou 30 dias, o correto é desconectar os terminais dos cabos das baterias para evitar uma descarga precoce e reduzir a vida útil deste item.

Ø Além deste cuidado, o ideal é sempre manter as capinhas de plástico em cima dos terminais (positivo e negativo) da bateria para evitar o risco de curto-circuito pelo contato de objetos metálicos.

Outras panes frequentes

Do total de 123.708 atendimentos analisados, a segunda maior causa (14,92%) das chamadas é por colisão com veículo. São batidas, acidentes que resultam em danos ao automóvel do próprio segurado ou a bens materiais de outras pessoas.

O terceiro problema mais frequente é o pneu furado, que respondeu por 6,77% dos 123.708 atendimentos realizados nos seis meses analisados. A solicitação de chaveiro é o quarto serviço mais solicitado (3,12% dos casos).

Alagamento dos veículos decorrente de enchente também está entre as principais causas das chamadas, respondendo por 0,19% das causas dos atendimentos.

As demais (1,90%) são por conta de roubos, falta de combustível, atolamento, incêndio e quebra de vidros.

Panes nos veículos por região do país

Dos 123.708 mil ocorrências, 30,01% foram provenientes do Sul do país; 16,82% do Centro-Oeste; 15,87% do Nordeste e 1,47% da Região Norte.

Os demais 27,74% de São Paulo (14,31% na capital e 13,43% no interior); e 8,05% do Rio de Janeiro 8,05%.

Principais panes nos veículos

!cid_image001_jpg@01CF7FEB

Sobre a Liberty Seguros – Seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA2014™, a Liberty Seguros está no mercado brasileiro desde 1996, quando adquiriu a tradicional Companhia Paulista de Seguros, e está entre os nove maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 2,4 bilhões e uma carteira com mais de 1,3 milhão de segurados, tem cerca de 1,5 mil funcionários, em 72 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 13 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com mais de 100 soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos. É pioneira e especialista em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN