O mercado de seguros mostrou um desempenho positivo de 19,4% comparado ao mesmo período de 2012, de acordo com a Susep. Mesmo diante do cenário atual, corretores enfrentam situações complicadas no dia a dia, como a concorrência desleal. “É um problema fomentado pelo próprio mercado, do qual todos somos vítimas, desde o grande corretor, até a pessoa física, passando pelas seguradoras e por todos os segmentos relacionados ao seguro”, comenta Rafael Niasa, da Niasa Corretora de Seguros (SP).
Para ele, a busca desenfreada por vendas interferem nas condições do serviço oferecido. “A ganância por produção – visto que contratos são fechados com baixo comissionamento – leva invariavelmente à perda de qualidade, tanto dos produtos como do atendimento, deixando em último em grau de importância o que deveria estar em primeiro lugar: atender as necessidades dos clientes”, frisa.
O corretor Arlindo Luiz, da Corretora Balcor Seguros (PI), enfatiza que as seguradoras podem ajudar a evitar tais situações. “Acho que as companhias não devem aceitar a cotação de um veículo que já tenha a proposta emitida para o mesmo cliente. Com os dados do automóvel é possível identificar um processo de venda em andamento”, enfatiza. “É constrangedor quando estamos prestes a fechar um contrato e outro profissional gera uma nova proposta para o mesmo cliente”, completa.
Além disso, a proposta não efetuada gera custos e as companhias repassam para os corretores. “É procedimento das seguradoras fazer a cobrança em casos de desistência, visto que em alguns casos até a vistoria chega a ser feita”, conclui Arlindo Luiz.