O que se faz um dia é semente de felicidade para o dia seguinte. Provérbio Italiano

notícias
logotipo_4594

Corretor x corretor: até que ponto a concorrência interfere no atendimento?

06/08/2013 / Fonte: CQCS | André Luiz

O mercado de seguros mostrou um desempenho positivo de 19,4% comparado ao mesmo período de 2012, de acordo com a Susep. Mesmo diante do cenário atual, corretores enfrentam situações complicadas no dia a dia, como a concorrência desleal. “É um problema fomentado pelo próprio mercado, do qual todos somos vítimas, desde o grande corretor, até a pessoa física, passando pelas seguradoras e por todos os segmentos relacionados ao seguro”, comenta Rafael Niasa, da Niasa Corretora de Seguros (SP).

Para ele, a busca desenfreada por vendas interferem nas condições do serviço oferecido. “A ganância por produção – visto que contratos são fechados com baixo comissionamento – leva invariavelmente à perda de qualidade, tanto dos produtos como do atendimento, deixando em último em grau de importância o que deveria estar em primeiro lugar: atender as necessidades dos clientes”, frisa.

O corretor Arlindo Luiz, da Corretora Balcor Seguros (PI), enfatiza que as seguradoras podem ajudar a evitar tais situações. “Acho que as companhias não devem aceitar a cotação de um veículo que já tenha a proposta emitida para o mesmo cliente. Com os dados do automóvel é possível identificar um processo de venda em andamento”, enfatiza. “É constrangedor quando estamos prestes a fechar um contrato e outro profissional gera uma nova proposta para o mesmo cliente”, completa.

Além disso, a proposta não efetuada gera custos e as companhias repassam para os corretores. “É procedimento das seguradoras fazer a cobrança em casos de desistência, visto que em alguns casos até a vistoria chega a ser feita”, conclui Arlindo Luiz.


.
  • listagem

Atenção:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário sobre esse vídeo. Se ainda não fez o seu cadatro, por favor, clique na área "Entre", no topo da página. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:


8 comentário(s)

    ARLINDO LUIZ DE CARVALHO FILHO

    Comentário:

    Prezados companheiros! O que precisamos cobrar das seguradoras é mais ETICA na questao da aceitação. Se eu ja transmiti a proposta pois que ela trave o sistema para qualquer corretor(a) de qualquer parte do país. Ora, e quando você pede uma reserva pra licitação que elas inventam ja ter corretor que pediu primeiro, ela aí já esta concedendo a esse corretor a reserva exclusiva! Então as Cias têm ferramentas para travar seu sistema e impedir a transmissão de cotações/propostas por outros corretores.
    Esta proposta irei defender no Congresso em outubro no Rio… Abraços.


    OKOPNI SEGUROS

    Comentário:

    Corretor x Corretor sendo os dois profissionais, é bem saudável e leal a concorrência. Só que tem milhares de picaretas se passando por corretor e fazendo um bico no seguro. E nosso mercado como está, em breve será o fim do corretor, não teremos como competir com picaretas, cooperativas, bancos, telemarketing, internet, MMN, e PRINCIPALMENTE clientes que so fazem leilão do seguro. Eu não aceito mais nenhum cliente que duvide da minha idoneidade.


    DENISE REIS

    Comentário:

    Tem corretor que faz enquadramento errado para tomar o segurado de outro: enquadra carro profissional como de passeio.


    Flávio Antonio Mueller SUSEP 10.0404624

    Comentário:

    A concorrêcia é saudavel em qualquer mercado.
    Eu não concordo que as seguradoras darem comissionamento diferenciado ao corretor conforme seus interesses..
    As seguradoras deveriam concorrer entre si e os corretores da mesma forma.
    Eu chamo de “sacanagem” a atitude das seguradoras que escolhem um canal de distribuição ou um corretor e dão ale um comissionamento mais privilegiado.
    Os corrertores que reduzem a “zero” ou quase isto, não é corretor de seguros. Este profissional pode ser chamado de qualquer coisa, menos corrretor de seguros.


      DENISE REIS

      Comentário:

      Flavio, também não concordo com a situação das seguradoras darem condições especiais a corretores. para mim é tratar iguais com desigualdade.


    PAULO DIAS

    Comentário:

    Concordo com o Arlindo . Existem alguns corretores que utilizam da concorrencia predatoria, pois retiram o cliente da sua carteira mas nao ganham nada financeiramente. Tenho um caso a 05 anos de uma corretora de BELO HORIZONTE . faço questao de falar o nome aqui KIRIE ADM E CORR DE SEGRS hAVIA FECHADO UM SEGURO DE RENOVAÇAO DA MINHA CARTEIRA ALLIANZ AUTO MAIS RESIDENCIA , COM PROPOSTA TRANSMITIDA. A corretora em questao efetivou a proposta com 1% isso mesmo um por cento de comissao e ainda alterou as coberturas contratadas . Segurado DANIEL bezerra de Souza. Total falta de etica. do segurado que contratou o seguro e da KIRIE QUE SE PRESTOU A ESTE PAPEL RIDICULO. Afinal o segurado me criticou so faltou me chamar de la…… mas abrir mao da comissao para fechar um seguro e deprimente. Falta de competencia profissional, pois tenho a minha carteira comissionada nao trabalho de graça pra nnguem nem para captar seguro. Segurado que faz leilao jamis vai remunerar a sua prestaçao de serviço.


      Gabriele C. Engler

      Comentário:

      Aqui na minha cidade, tem bastante disso também. Mas trabalhar de graça, só para não perder, não faço mais, pois meus clientes fiéis sabem que o atendimento que dou a eles vai muito além de R$ 50,00 de diferença!


      SICCUREZA CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

      Comentário:

      Perguntem a esta corretora se tem “certificado do código de ética dos corretores de seguro” ?
      Se não houver planejamento para saber o mínimo necessário de comissão para fazer frente aos seus encargos de impostos, salários e administração, com certeza não chegará a lugar algum.