Notícias | 8 de maio de 2013 | Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

Aplicativo vai detectar placas de carros roubados

Com o objetivo de auxiliar a recuperação de veículos furtados ou roubados, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) lançou nesta segunda-feira (06/05), o aplicativo “Placa Legal”, que passa a detectar placas de carros roubados.

O serviço é gratuito, no qual é possível fazer a consulta de placas de veículos por qualquer pessoa que possuir um celular com sistema operacional Android. Cedido pela empresa capixaba Geocontrol, especializada no desenvolvimento de hardwares e softwares para melhoria da segurança pública e mobilidade urbana, a ferramenta está disponível também no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br).

Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações a respeito da marca, modelo e cor do veículo. No caso das características não serem compatíveis com a placa consultada. Caso as características apontadas pelo sistema não estejam compatíveis com as da placa consultada, pode ser apontada a possibilidade de clonagem.

Segundo o governado Renato Casagrande, a intenção é ampliar o sistema tecnológico incorporado ao trabalho da polícia. “Para que a gente possa ter resultados mais rápidos no combate ao crime e mais segurança na sociedade capixaba”, frisa.

De acordo com o secretário de segurança pública, André Garcia, a intenção é ampliar a participação popular nas ações de segurança. Suspeitas de roubo, furto ou placas clonadas podem ser denunciadas por meio do aplicativo. Ao clicar no ‘Placa Legal’, é feita uma consulta instantânea ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e, assim, permite ao usuário saber se há relato de furto ou roubo.

Como usar

Na versão beta, o aplicativo poderá ser baixado do Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado.

A consulta ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) acontece instantaneamente. O acesso permite ao usuário saber se existe restrição de furto ou roubo do veículo.

A possibilidade de clonagem de placa também pode ser observada. Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações como marca/modelo/cor. Caso as características apontadas pelo sistema não confiram com o veículo cuja placa foi consultada, pode ser clonagem e o cidadão também por acionar a polícia pelo Ciodes 190.

Tecnologia

Com o sistema Conecta, os policiais podem fazer de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.

Com informações do site da Sesp.

Um comentário

  1. FERNANDES ASSOCIADOS CORRETORA DE SEGUROS

    9 de maio de 2013 às 9:07

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN