Notícias | 8 de outubro de 2014 | Fonte: CQCS | Ivan Netto

Alugar código da Susep é ilegal

dddUma prática antiga e considerada ilegal voltou a pauta nos últimos dias: o aluguel do código Susep. A situação normalmente acontece quando alguém que já tem conhecimento técnico passa a vender Seguros, porém, na hora de fechar uma apólice, aluga o registro Susep de um Corretor de Seguros, na maioria das vezes, afastado da profissão. O ato é considerado ilegal, porque o vendedor não possui habilitação legal junto a Escola Nacional de Seguros. Mas apesar do risco, a situação ainda é vista Brasil afora.

Para o presidente do Sincor-RS, Ricardo Pansera, entretanto, a prática não é algo usual no Mercado de Seguros. O dirigente acredita que, se existe, é de maneira velada, “como um contrato de gaveta”. Ele alerta: “O valor cobrado não vale o risco. É como um engenheiro assinar uma planta de uma obra sem atuar no projeto. Neste caso, a responsabilidade civil é toda do Corretor”.

Pansera acredita que a prática é antiga e é pouco vista nos dias de hoje, sendo utilizada raramente, apenas por pessoas afastadas da profissão. O presidente do Sincor-RS ainda ressalta que a entidade tenta sempre prevenir os associados contras as más práticas e orientá-los na busca de proteção. “Orientamos sempre os Corretores a contratarem sempre um Seguro de resposabilidade civil”, pondera o presidente do Sincor-RS, concluindo: ” Quem quer preservar o patrimônio não empresta o nome para terceiros”.

4 comentários

  1. NCK CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    9 de outubro de 2014 às 14:39

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. JOSE RENATO TOLEDO CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    9 de outubro de 2014 às 9:25

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. Valdinei Basseto Corretor de Seguros

    9 de outubro de 2014 às 9:23

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. Flávio Antonio Mueller SUSEP 10.0404624

    8 de outubro de 2014 às 22:57

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN